Compondo espaços, de Carla Schwab

A imagem de Carla Schwab (@carlaschwab5) utiliza o dourado, vinculado ao sagrado. Trata-se de uma cor relacionada aos vínculos com o divino, indicando o desejo humano de se conectar com outras dimensões dento de uma perspectiva arquetípica, já que se faz presente, com esse significado, em diversas culturas.

A criação vale-se ainda de movimentos curvilíneos, que dão à obra uma dinâmica que cativa o olhar. Esse efeito também é conseguido pelas estruturas visuais circulares que remetem a mandalas, formas ancestrais que levam o observador a dialogar consigo mesmo na busca da própria concentração mental.

A composição remete ao universo do bordado; e a presença do azul também conduz a uma atmosfera interna de calma e equilíbrio. O conjunto aponta para articulações marcadas pela delicadeza; e as veredas plásticas sutis propostas pela obra levam o observador a mergulhar nos detalhes.

Ao utilizar o pincel como se fosse uma agulha de crochê, a artista, que utiliza suportes reciclados, cria um universo visual que procura atingir a conexão de cada um com o próprio sagrado dentro de uma proposta caracterizada pela delicadeza e sensibilidade na maneira de lidar com o espaço pictórico.

 

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.

Carla Schwab – Movimento XXII Série Movimento – upcycling sobre tela PET (material termoplástico reciclável das garrafas) – 100 x 100 cm – 2023

Publicações relacionadas

Leave a Comment