Comunicado: Coronavírus em Catanduva

A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com as Vigilâncias Epidemiológicas Municipal e Estadual, investigam possível caso suspeito de doença pelo Coronavírus (Covid-19). De acordo com a notificação, a paciente é uma mulher, de 38 anos, que mora em Rio Preto e tem familiares em Catanduva. Ela tem histórico de viagem recente ao Japão, onde esteve em contato com uma pessoa também com suspeita de estar com a doença.

Em Catanduva, a Secretaria foi comunicada da situação e, de imediato, tomou as providências. A mulher passou por atendimento domiciliar, quando foi diagnosticada a suspeita, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde. Foram coletadas amostras biológicas e feitas as orientações sobre as medidas de precaução domiciliar.

Por apresentar boas condições clínicas, a paciente foi monitorada pelas equipes de saúde em casa. Todas as pessoas que tiveram contato com ela estão sendo monitoradas em domicílio e orientadas em relação aos sinais e sintomas da infecção pelo novo vírus. A paciente já retornou a São José do Rio Preto e passará, assim, a ser acompanhada pelas equipes daquele município.

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO

Como prevenir o novo coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

• Evitar contato próximo com pessoas doentes. • Ficar em casa quando estiver doente.

• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel descartável e jogar no lixo e higienizar as mãos depois.

• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

A Secretaria de Saúde de Catanduva permanece em alerta para qualquer ocorrência dessa natureza e tranquiliza a população.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas