Conscientização: descarte incorreto em pontos de recicláveis causa danos aos produtos e prejuízo aos cooperados

O brasileiro produz, em média, 387 quilos de resíduos sólidos por ano. A quantidade se equipara a países de primeiro mundo, porém, apenas 18% dos municípios brasileiros fazem o descarte correto, inclusive separando o “lixo reciclável”. Este é o caso de Catanduva, que conta com a coleta seletiva, separando recicláveis do lixo orgânico, numa parceria entre Prefeitura, empresa de coleta Monte Azul e a cooperativa Recicla Catanduva.

Porém, para que o serviço seja eficaz é preciso que a população colabore de maneira efetiva. Além da coleta seletiva realizada diariamente nos bairros, existem 14 pontos de entrega voluntária (PEVs) para o descarte de recicláveis. Entretanto, muitos moradores descartam nesses locais, de maneira irregular, lixos orgânicos e animais mortos – atrapalhando todo o processo.

“O despejo incorreto, além de causar transtornos à população em razão do mau cheiro que causam restos de alimentos e animais mortos, ocasiona principalmente a perda do material, uma vez que o mesmo é contaminado e deixa de ter seu valor agregado. Com isso, perdem também os cooperados”, explica o diretor do Meio Ambiente, José Maurício Braga.

Os equipamentos (PEVs) têm como objetivo somente a disposição de resíduos recicláveis. Todo o material neles acondicionados é encaminhado para a cooperativa Recicla Catanduva que procede com a triagem e comercialização do material. Além dos PEV’s já disponibilizados (confira tabela abaixo), a Prefeitura de Catanduva disponibilizará mais 13 equipamentos, cujos locais ainda serão definidos.

O descarte de resíduos de forma incorreta, em caso de flagrante, pode gerar autuação e multa ao munícipe. Conforme a lei 4.171/05 e o decreto 4.779/06, a multa pode chegar a 500 UFRC pelo ato, dependendo do volume de resíduo descartado. Nos casos em que se constata a origem industrial e/ou comercial, existe agravante e, com isso, o valor da autuação é triplicado.

PEV – PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA

1 Praça Brasilia – Lunardelli

2 Praça da República Centro

3 Praça do Aeroporto, Rua Tatuí Agudo Romão

4 Parque do Aeroporto – Av Mogi das Cruzes

5 Praça Nove de Julho – Rua Pará

6 Instituto Federal Av. Pastor José D. Moraes, 239

7 Praça da Igreja do KM7

8 Prefeitura Municipal – Centro Praça Conde Francisco Matarazzo

9 CEA R. São Joaquim da Barra, 313 – Casinha

10 Praça do Jardim Salles Jardim Salles ao lado da UBS

11 R. Geraldo Zirondi – Praça do Martani

12 Rua Japeri, Jardim dos Coqueiros II

13 Rua Salto X Guido Broglia – Vila Soto

14 Av. Das Uvas entre os números 331 e 395 – Nova Catanduva

Fonte: ASSESSORIA

Publicações relacionadas

Leave a Comment