Covid 19 em São Mateus

Toda forma de arte é uma maneira de interpretar o mundo. Desde a seleção do tema à criação da imagem e à decisão de sua divulgação, há um processo de sucessivas escolhas em que o criador toma alguns caminhos de maneira consciente, mas também encontra o inesperado, tanto no ato da consecução quanto no da leitura que as pessoas farão do trabalho.

Perante a pandemia causada pela Covid 19, Dimitri Lee realizou uma série de fotografias na cidade de São Paulo, SP, mais especificamente no bairro de São Mateus.  A que acompanha este post mostra justamente profissionais de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) atrás de uma tela de uma barraca de campanha.

As opções pelo preto e branco e pela imagem posada dos retratados causam impacto. Pode evocar em alguns inclusive lembranças de cenas semelhantes às da Primeira Guerra Mundial, por exemplo, ocorrida há mais de um século. Cada um tem seus referenciais – e seguramente os utilizará perante a imagem.

O que mais impressiona é a atmosfera de guerra. E é exatamente o que ocorreu com a doença. Médicos, enfermeiras, técnicos e voluntários ficaram na linha de frente, auxiliando a população, principalmente a mais desassistida dos bairros periféricos. Retratos como este são uma maneira de que ninguém se esqueça jamais disso.

 

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.

Publicações relacionadas

Leave a Comment