A Secretaria de Cultura de Catanduva retomou, nesta semana, o projeto “Piano Livre”, criado em 2011. O instrumento está posicionado no hall de entrada da Estação Cultura Deca Ruette e estará à disposição da população. A intenção é ampliar a acessibilidade das pessoas ao piano, tornando-o um instrumento democrático, seja para tocá-lo ou simplesmente para conhecê-lo.
O piano estava no Teatro Municipal Aniz Pachá há mais de seis meses, sujeito ao tempo e à deterioração, já que no local estão sendo realizadas obras de reforma e adequação. “Inclusive, o instrumento sofreu danificações, mas, dentro de nossas possibilidades, estamos tomando as devidas providências para recuperá-lo”, informou a diretora de Cultura, Cristiane Anovazzi.
A reforma teve início em junho de 2016. Desde então, o piano permaneceu exposto a quaisquer danos que viessem a ocorrer em razão da obra. Inclusive, o forro do palco foi trocado nesse período e o piano estava logo embaixo dele. A permanência do instrumento num local de obras causou avarias na madeira da caixa e deixou um dos pedais quebrado, além de algumas peças da máquina danificadas.
Além do projeto Piano Livre, a Secretaria de Cultura estuda também a possibilidade, a partir da sugestão de um artista local, de realizar uma noite musical, com a participação de pianistas catanduvenses.
Fonte: Assessoria/Prefeitura