Cultura tem programação extensa para o final de semana

A agenda cultural da Prefeitura de Catanduva está extensa. A programação tem início na sexta-feira, dia 8, com a abertura do 18º Festival de Teatro de Catanduva, e segue durante o final de semana, com oficinas, atividades na Praça 9 de Julho e apresentações. Todos os eventos são gratuitos.

“O Príncipe”, da Cia da Casa Amarela, é o espetáculo de estreia do festival. A apresentação, inédita na cidade, será na sexta-feira, dia 8, às 20 horas, no Sesc. A peça é uma releitura do livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, e se passa após o lançamento e sucesso do livro, em plena Segunda Guerra Mundial.

No sábado, dia 9, a Secretaria de Cultura promove o “Cultura na Praça”, com atividades para adultos e crianças voltadas ao tema “7 de Setembro”: pintura em tela, crochê, contação de histórias e musical com Martha Ocon e Blue Angels Voice. O evento será na Praça 9 de Julho, das 10 às 12 horas.

Dando continuidade ao 18º Festival de Teatro, haverá a oficina “Teatro Ambulante”, no sábado (9), com o Grupo Trapo, de São Paulo. As inscrições podem ser feitas na hora. A aula será das 9 às 13 horas, na Estação Cultura.

A companhia também se apresenta à noite, a partir das 20 horas, no Centro Cultural Édie José Frey, com a peça “Francisco, Francisco”. O espetáculo conta as principais passagens da vida de Francisco de Assis; um retrato fascinante de um homem cujo legado inspira pessoas no mundo todo.

No domingo, dia 10, estão previstos três espetáculos. O primeiro deles, às 10h30, no Sesc. “No livro tudo tem” traz à cena um país fictício chamado Penúria, cuja maior biblioteca teve suas portas fechadas, para que os livros fossem investigados pelo Capitão Bigode de Limão e sua tropa.

A partir das 13h30, no Centro Cultural Édie José Frey, será encenado “O sorriso do gato de Alice”, com o Grupo Trapo, que conta a história de menina aventureira e bastante criativa que, ao seguir o Coelho, reencontra o famoso Gato que a leva de volta ao País das Maravilhas.

Já às 20 horas, no mesmo local, a Cia Os Bardoso, de Catanduva, faz o jogo do “Improvisto”, com espetáculo totalmente improvisado, incluindo jogos, técnicas de Commedia Dell’arte, mímicas e apresentações de jogos lúdicos. A participação da plateia nos jogos faz toda a diferença na encenação.

Na segunda-feira, dia 11, a Sobrado Verde Produções leva o público à reflexão com a peça “Veja com outros olhos”. O espetáculo, no Centro Cultural Édie José Frey, aborda inúmeras cenas de preconceito do cotidiano e a percepção do mundo por um autista.

Festival

O 18º Festival de Teatro de Catanduva será de 8 a 17 de setembro, com 13 atrações no total, todas gratuitas. A iniciativa é fruto de parceria da Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Cultura, com o Sesc, O Regional e os coletivos artísticos catanduvenses: Sobrado Verde Produções, Os Bardoso, Cia FUA, Núcleo Sala 18, Grupo Flor de Chita, Associação Dell’arte e Only Jazz.

O evento tem apoio do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, da organização social Poiesis e Projeto Ademar Guerra.

O evento conta com apresentações de grupos locais e de companhias de fora, sendo quatro delas de São Paulo e uma da Cia GAL, de São José do Rio Preto. Os espetáculos serão realizados no Sesc Catanduva, Praça 9 de Julho, Centro Cultural e Zoológico Municipal. Todas as atividades serão gratuitas.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas