De vending machine a cursos profissionalizantes, Feira da ABF reúne variadas opções de investimento na primeira edição após dois anos de pandemia

Do dia 22 a 25 de junho, a Expo Center Norte, em São Paulo, recebe a 29º edição da ABF Expo Franchising, a principal feira de franquias do Brasil. Esse ano, o evento retorna com a apresentação de mais de 400 marcas após uma paralisação de dois anos devido a pandemia. Embora os últimos tempos tenham sido difíceis, o franchising foi um dos poucos setores que registrou crescimento no período. Somente em 2021, o setor faturou mais de R$185 bilhões, alcançando um crescimento de 10,7% em receitas e de 9% no número de unidades. Já no primeiro trimestre de 2022, o franchising movimentou R$43,3 bilhões, um crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Além disso, o segmento responde por aproximadamente 2,7% do PIB nacional e emprega diretamente mais de 1,4 milhão de trabalhadores.

Confira algumas das marcas que são destaque na ABF Expo Franchising.

Cololido

Pela primeira vez na Feira da ABF, a empresa é um grande case de sucesso. Baseada em uma tecnologia inédita importada da China pelo CEO Roberto Lemos, a marca conta com franquias de Vending Machines de algodão doce. No primeiro ano de operação, a rede faturou R$7 milhões e registrou 60 unidades vendidas. No estande da Cololido, haverá uma máquina para mostrar os 18 modelos de algodão doce e seus diversos sabores. Tudo com muita cor. O CEO da empresa estará à disposição para entrevistas.

Super Aprendiz

Fundada em 2021, a Super Aprendiz é uma rede de cursos profissionalizantes que trabalha com mais de 500 formações, que vão desde marketing digital e cuidador de idosos, até pilotagem de drone e maquiagem. Os conteúdos são destinados a jovens que buscam a primeira experiência de trabalho, adultos que querem mudar de área ou se posicionar no mercado, e empresas que desejam capacitar e desenvolver seus colaboradores. Os valores variam de acordo com cada curso e o espaço de aulas tem um tom descontraído, contando com puffs, tablets e até fliperamas. Ainda existe a possibilidade do aluno realizar a capacitação à distância. Com R$60 mil de investimento inicial, o faturamento médio mensal da Super Aprendiz é de R$180 mil, com prazo médio de retorno de um ano.

Vazoli Empréstimos e Financiamentos

Fundada em 2008, em Severínia (SP), a Vazoli Empréstimos e Financiamentos é a rede de franquias de serviços financeiros mais premiada do país. Representante bancária credenciada nas principais instituições do segmento, já ultrapassou a marca de 100 unidades espalhadas em mais de 20 Estados.

Na Feira da ABF, a marca vai mostra todo seu conhecimento neste segmento, que resultou em transações que totalizaram mais de R$700 milhões em produtos financeiros ao longo de 2021. Apenas nos cinco primeiros meses de 2022, a Vazoli já transacionou R$400 milhões, o equivalente a 50% da meta para 2022.

A Vazoli expande seus negócios por meio de franquias, cujo investimento inicial é de R$60 mil e o prazo médio de retorno é estimado em 15 meses.

Possui o Selo Excelência do Franchising da ABF desde 2014 e foi reconhecida com o Prêmio Melhores Franquias 2021, promovido pela revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”.

Tintas MC

Considerada a maior rede de lojas de tintas com mais de 170 unidades espalhadas pelo Brasil, a Tintas MC duplicou seu faturamento em 2021 apesar da crise sanitária, um resultado que mostra a força da marca e a segurança que ela passa para os empreendedores. A rede oferece 3 opções de franquia: Tradicional, Conversão de Loja e Shop in Shop.
E para o futuro franqueado sentir o dia a dia do negócio, a Tintas MC reproduzirá, no seu estande, o ambiente encontrado nas lojas, proporcionando ao interessado uma verdadeira imersão.
Em 2021, a rede ganhou o Selo Excelência do Franchising, da ABF, e foi reconhecida com o Prêmio Melhores Franquias.

Ceopag

A fintech Ceopag, que tem como objetivo oferecer uma solução de banco digital e descomplicar a vida dos pequenos e médios empreendedores do Brasil, participa da Feira da ABF com o lançamento do CeopagBank sob a bandeira da mineira Valecard.

A solução faz parte da estratégia da empresa de entregar um ecossistema completo, que integra meios de pagamento e delivery de tudo em uma única plataforma. Apenas com transações de pagamentos por meio de maquininhas e links, o grupo movimentou R$186 milhões no ano passado.

Atualmente, a Ceopag já conta com mais de 7 mil lojistas que utilizam as duas funcionalidades disponíveis. A primeira é o meio de pagamento com maquininhas e links inteligentes. A proposta é cobrar taxas até 50% menores que outras empresas do setor e dar condições de parcelamento em até 18 vezes no cartão de crédito. Mas o destaque da empresa está na antecipação dos recebíveis. Com juros que variam entre 9% e 12%, os micro e pequenos empresários ganham a possibilidade de receber o valor das vendas parceladas até às 9h da manhã do dia seguinte.

Publicações relacionadas