Esta exposição tem como mote desvendar os oceanos pela arte. Cores, tonalidades, formas, linhas materiais, técnicas e suportes oferecem um navegar por um universo regido por interpretações que dão a esse universo novos sentidos regidos pela convicção de que há um mar dentro de nós tão desconhecido quanto as profundidades abissais.
Sua importância e mistérios são tão significativos que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que, de 2021 a 2030, é a Década do Oceano, relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, previsto na Agenda 2030, acordo firmado pelos estados-membros para conscientizar a população sobre a relevância deles.
Os oceanos estão em todos os momentos da vida, mesmo quando se mora longe do litoral. Basta lembrar que as algas marinhas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo. Além disso, atuam como reguladores do clima no planeta. Sem eles, a temperatura, ao ultrapassar os 100ºC, inviabilizaria a vida na Terra.
Além disso, menos de 20% do fundo dos oceanos são mapeados? Essa falta de informação justifica o uso da expressão “cultura oceânica”, que discute o papel deles na nossa vida, inclusive por meio de suas representações artísticas, e a influência das nossas ações sobre eles, assuntos que este projeto motiva a desvendar.