Temas como a imigração e os refugiados são essenciais no mundo contemporâneo. Despertam inquietação sob diversos aspectos e envolvem questões que ainda não foram pensadas em sua totalidade. Livros e filmes sobre o tema se multiplicam e ajudam a entender um universo dos mais amplos e difíceis em que o global e o local convivem.
‘Dheepan‘ (‘O Refúgio’, em português) é uma dessas obras. Traz três pessoas que fogem da guerra no Sri Lanka e, para entrar na França, assumem identidades falsas. Dirigido por Jacques Arnaud, o filme mostra como os três fingem que são uma família – e o desgaste que isso traz para cada um.
A França que recebe esses imigrantes é mostrada num ambiente de guerra civil, em guetos disputados por gangues. Vale tudo para conquistar o espaço e, nessa realidade, o protagonista Dheepan consegue emprego como zelador em um condomínio de classe baixa, a falsa esposa Yalini passa a trabalhar como empregada doméstica e a falsa filha vai para a escola.
Trata-se de um universo de representações complexas e constantes em que a língua é uma das dificuldades, sem contar os hábitos cotidianos, as roupas e, principalmente, o fato de ser uma nova pessoa totalmente diferente àquela que se era, sem perder as raízes e sem conseguir assumir totalmente a nova situação. O filme constitui assim um emocionante relato de um mundo que às vezes parece estar em totais frangalhos.
Assista em
https://www.justwatch.com/br/filme/dheepan-o-refugio
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura,
Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.