Dia das Crianças deve gerar R$ 8 bilhões de faturamento no e-commerce em 2024

Com a proximidade da Black Friday, o varejo online já se prepara para o aquecimento das vendas no Dia das Crianças. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento da data, que atingiu R$ 5,95 bilhões em 2023, deve manter a tendência de crescimento, podendo alcançar a marca de R$ 8 bilhões em 2024.
A expectativa de crescimento não se limita ao volume de vendas. A ABComm também prevê que o ticket médio aumente 5%, chegando a R$ 501,61, impulsionado por mais de 15 milhões de pedidos. Esse desempenho reflete o potencial contínuo do comércio eletrônico brasileiro, que, até o fim de 2024, pode chegar a um faturamento total de R$ 204 bilhões.
Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus públicos-alvo, destaca que o cenário atual oferece grandes oportunidades para os varejistas. “Com o otimismo no mercado e os resultados de 2023, é possível que os varejistas desenvolvam estratégias ainda mais eficazes para maximizar o último trimestre do ano, a começar pelo Dia das Crianças. Entender o comportamento, as preferências e a jornada de compra do público-alvo serão cruciais para potencializar os resultados”, afirma o executivo.
Ele reforça a importância de inovações em marketing e publicidade, como programas de benefícios, para atrair clientes. “Essa estratégia é ainda mais poderosa quando combinada com cashback, clubes privados de compras e recompensas, contribuindo para a criação de uma base sólida de clientes, gerando valor contínuo para o negócio”, finaliza.
Maior crescimento do setor
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apontou, em 2023, um crescimento de 1,1%, em relação ao ano anterior, nas vendas durante o Dia dos Crianças no varejo brasileiro. O destaque ficou para o e-commerce, que registrou um aumento de 5,5%, enquanto as vendas físicas cresceram apenas 0,7%.
“As vendas em lojas físicas continuam na rotina dos brasileiros, mas o comércio online está crescendo de forma acelerada e conquistando uma parcela cada vez maior do faturamento total do varejo, acrescenta Esparza. Essa tendência deve se intensificar nos próximos anos”.
Segundo o ICVA, os setores que mais se destacaram durante o Dia das Crianças em 2023 foram: Turismo & Transporte (alta de 9,8%); Recreação & Lazer (alta de 6,5%); móveis e Eletro & Departamento (alta de 3,3%).
Os dados da pesquisa evidenciam que as famílias têm optado por experiências como viagens, recreação e lazer, em detrimento de itens tradicionais como brinquedos, que caíram 4,7%, indicativo de que as mudanças no comportamento do consumidor sempre trarão oportunidades para o varejo.

 

Sobre a Tenerity

A Tenerity é uma multinacional americana com sede em Stamford, especializada em Customer Engagement, que vem aprimorando o valor das relações que as marcas têm com seus clientes há pelo menos 50 anos. Atualmente, presente em 15 países, incluindo França, Espanha, Reino Unido, Brasil e outros. Especialista em aumento de retenção e geração de receita incremental, a Tenerity ajuda os seus clientes e-commerces de todos os setores ao redor do mundo, com uma solução inovadora e gratuita a construir relações mais fortes e rentáveis com seus clientes. Desde 2012 no Brasil, permite aos e-commerces rentabilizarem e melhorarem suas propostas de valor por meio da receita extra gerada através da monetização da página de confirmação com uma solução de Retail Media.

Publicações relacionadas

Leave a Comment