No próximo domingo, dia 2 de julho, é celebrado o Dia do Bombeiro Brasileiro. Para reforçar a importância da data, a corporação de Catanduva realizará no sábado, dia 1 de julho, na Praça da República, uma ação com atividades educativas junto à população. O evento será das 9 às 12 horas.
Serão ministradas instruções de pronto socorrismo e combate a incêndio. O objetivo dos Bombeiros é fazer com que a população conheça procedimentos básicos que podem salvar vidas e evitar que incêndios se propaguem. As viaturas da corporação também estarão expostas no local.
Além disso, o evento contará com a parceria do Hemonúcleo de Catanduva, que estará presente com a campanha de conscientização de doação de sangue e cadastro de potenciais doadores de medula óssea.
De janeiro a maio deste ano, o grupamento de Catanduva atendeu a 834 ocorrências, entre incêndios, emergências clínicas, resgate em acidentes de trânsito, de animais e em incêndios em imóveis. Em 2016, durante todo o ano, foram registradas 2.552 ocorrências.
Ingresso na corporação
Para quem deseja se tornar um bombeiro, é preciso ter entre 18 e 30 anos e ensino médio completo. A seleção é feita por concurso público, com provas escritas e testes físicos. O procedimento é o mesmo que para a Polícia Militar. Os aprovados passam por um curso de formação com duração de 1 ano.
“Estamos à disposição da comunidade 24 horas por dia para atendimento a emergências, sejam elas decorrentes de acidentes de trânsito, incêndios ou salvamentos em geral”, informou o capitão José Luiz Ferrari Ferreira, comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros de Catanduva.
História
Em 2 de julho de 1856, era criado, no Rio de Janeiro, o Corpo de Bombeiros da Corte, o primeiro quartel de bombeiros do Brasil. Por esse motivo, a data passou a ser considerada o Dia do Bombeiro Brasileiro.
Em Catanduva, o quartel da corporação foi fundado em 1968. Atualmente, conta com 39 bombeiros, sendo 36 homens e três mulheres, que desenvolvem as atividades de combate a incêndio, resgate de acidentados, salvamentos, mergulho, vistorias em edificações, atividades educacionais, dentre outras.
Fonte: Assessoria/Prefeitura