Crédito: divulgação
Celebrado no próximo dia 14 de fevereiro, é uma data que soma a generosidade e a importância do acesso à leitura
O Dia Internacional da doação de livros, celebrado no próximo dia 14 de fevereiro, é uma data que soma a generosidade e a importância do acesso à leitura. A iniciativa busca incentivar a troca e o compartilhamento de livros como forma de democratizar o conhecimento e a cultura. Em um mundo cada vez mais digital, o gesto simples de doar um livro pode transformar a realidade de muitos, e colaborar para o desenvolvimento da educação.
A artista e escritora Zackia Daura, destaca a importância desse tipo de projeto para a formação de novos leitores. Com uma carreira que inclui obras que alcançam os mais variados públicos, Zackia enxerga na doação de livros uma ferramenta poderosa para o fortalecimento da cultura e do saber.
“Livros têm a capacidade única de criar conexões entre pessoas, culturas e ideias. Ao doar um livro, você não está apenas passando adiante uma história, mas também oferecendo uma janela para o mundo e para outras formas de ver a realidade”, afirma a autora.
Zackia é a criadora de obras como A História das Três Marias, De Verbo e Águas e Menino ou Menina, todos esses exemplares dialogam com diferentes públicos, usando a literatura e a arte para explorar questões ambientais, sociais e culturais. A doação de livros como esses pode ser especialmente valiosa proporcionando a crianças e adultos a oportunidade de se conectar com temas que tratam de tópicos tão importantes.
A escritora também enfatiza a relevância da literatura infantil na formação de uma sociedade mais consciente e empática. Em livros como O Menino e o Minhocão, que aborda a proteção do Rio São Francisco por meio de uma fábula, Zackia utiliza a narrativa para sensibilizar as gerações mais jovens sobre a importância da preservação ambiental e da valorização do patrimônio natural. “Quando conseguimos tocar o coração de uma criança com uma história que desperta a curiosidade e o senso de responsabilidade, estamos formando um cidadão mais consciente para o futuro”, complementa.
A doação de livros também é uma forma de apoio a movimentos e instituições que lutam por um acesso mais amplo à educação e à leitura. Em muitas regiões, a falta de bibliotecas e recursos literários é um obstáculo para o desenvolvimento intelectual de milhões de pessoas. Sendo assim, o gesto de doar um livro pode ser, um pequeno, mas louvável ato de transformação social.