Obra: João Generoso, Lavadeira, óleo sobre tela, 22 x 32 cm, 2022 – Obras acessíveis em: https://shre.ink/lBhK
São seres levemente deformados, carregados de significação. Cada obra tem em si uma pequena história, em que os personagens humildes são mais interessantes do que aquelas que parecem deter o poder. Plasticamente, o artista se vale de diversas técnicas, como tinta a óleo e encáustica, em cores rebaixadas.
Nascido em Itapira, SP, em 1950, João Generoso cria cenas a partir de um universo que conhece bem. Seus personagens brotam de um universo onírico, sendo representados geralmente em ambientes escuros. As figuras humanas ganham força pelo vigor com o qual enxergam o mundo.
Existe, no processo criativo, a preocupação com a qualidade técnica e o acabamento, sempre dentro de um princípio de pesquisar as nuanças de cor e os materiais. Dessa maneira, o artista faz e pensa com profundidade o próprio trabalho, criando seres que constroem narrativas imaginárias.
Não existe tristeza, mas o estabelecimento de uma atmosfera marcada pelo desejo de tornar cada obra, oriunda de uma vivência pessoal, uma história plástica universal. Cada nova figura carrega assim um amplo diálogo do artista com si mesmo e com o mundo.
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.