A Secretaria de Saúde de Catanduva, por meio do Programa Municipal DST/ Aids, promoveu campanha de conscientização no Garden Shopping ao longo desta segunda-feira, dia 12. A intenção foi aproveitar a data comemorativa do Dia dos Namorados para chamar atenção de consumidores que passaram pelo local sobre a importância da prevenção a doenças sexualmente transmissíveis.
A principal orientação da equipe do DST/Aids é o uso de preservativo e diagnóstico precoce, para casais de parceiros fixas ou não.
Para a abordagem, uma área foi preparada no centro de compras com cartazes alusivos à campanha. No local, foi feita testagem rápida de HIV e sífilis, além da distribuição de preservativos e folhetos educativos. Para marcar a data de forma simbólica, o público também ganhou bombom de presente.
A ação foi intensificada à noite com a participação dos profissionais que atuam no grupo Redutores de Danos. Eles saíram às ruas e percorreram pontos estratégicos da cidade na busca ativa por travestis e profissionais do sexo.
Eles reforçaram a mensagem sobre os cuidados necessários para manter o bem-estar e viver com a saúde em dia. Como complemento, a equipe abasteceu os 110 dispensadores de preservativos espalhados pelo município. Dentre esses pontos, estão bares e locais usados como casa de prostituição.
Números
Em Catanduva, levantamento do perfil epidemiológico do programa apontou para a incidência de 57 casos de pessoas infectadas pelo HIV/Aids em 2016. Entre as vítimas, a maioria é homem: 40 casos, no total. Foram registrados 16 diagnósticos positivos da doença entre mulheres, além de uma criança.
Fonte: Assessoria/Prefeitura