Ecobé

A exposição ECOBÉ homenageia os 60 anos de carreira do artista Walmir Teixeira. Ele convida para participar os criadores visuais Carlos Araujo, Cynthia Pimentel, Elisabeth Wortsman, Marcelo Neves, R. Kovacs e Rebeca Martineli. Eles apresentam em comum a reflexão permanente sobre os próprios trabalhos rumo à construção de suas identidades.

Os artistas compartilham a necessidade visceral de deixar os trabalhos visuais voarem pelo espaço. Assim como o traço necessita de uma área para se expressar, cada criador visual da coletiva garante o seu lugar no mundo da arte buscando ultrapassar todo tipo de barreira no desenvolvimento de seus processos e de suas temáticas.

Coerentes com a estética do homenageado, defendem a manutenção e o estímulo ao imaginar e ao sonhar sem limites, superando todo tipo de ameaça individual ou social. A maneira de lidar com as cores e formas de cada um gera significativas atmosferas em que a liberdade é a principal característica.

A força da exposição está em transmitir, em diversas técnicas, uma unidade artística que se manifesta na coerência de dedicação aos procedimentos visuais, nos quais a composição, as formas e as cores se alimentam do cotidiano do ateliê em busca de gestos da alma em que a emoção, a técnica e a criatividade caminhem juntas.

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.

Publicações relacionadas

Leave a Comment