A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Educação, conta com o Atendimento Educacional Especializado (AEE), uma educação especial voltada a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD), altas habilidades ou superdotação. O objetivo do AEE é criar recursos pedagógicos e de acessibilidade que permitam a plena participação dos alunos em salas de aula.
Atualmente, a rede municipal de ensino tem 282 estudantes matriculados no AEE, que funciona no turno inverso ao do ensino regular. Desse total, 70 necessitam de auxílio de cuidadores – pessoas treinadas, contratadas pela Prefeitura, para atendimento a estes educandos.
“O atendimento educacional especializado tem atividades diferentes das desenvolvidas em salas de aula e não substituem a escolarização. É um complemento na formação dos alunos, no sentido de ajudar na sua independência dentro da escola e fora dela”, explica a secretária de Educação, Sandra Bonifácio.
Além disso, por meio do AEE é possível orientar os professores da sala regular sobre as necessidades do aluno. Por isso, é fundamental a presença de um profissional, neste caso o cuidador, que acompanhe a criança em sua rotina diária.
“O cuidador oferece o acompanhamento mais individualizado, de forma a viabilizar a mobilidade no ambiente escolar, o atendimento de necessidades pessoais e a realização de outras tarefas que se fazem necessárias”, explicou a secretária.
Curso
O Senac Catanduva e a Secretaria Municipal de Educação firmaram parceria para a capacitação interna de cuidadores, pais e professores do AEE e da rede municipal de ensino. Os interessados precisam, necessariamente, atender aos pré-requisitos do Programa Senac de Gratuidade. Serão duas turmas, com 30 vagas cada. A primeira turma começa em 19 de junho. As aulas serão no CAIC.
O objetivo do curso, que oferece certificação, é capacitar cuidadores infantis, familiares ou não, para trabalhar com crianças e adolescentes, que estejam atentos ao seu desenvolvimento global e às suas necessidades particulares.
Fonte: Assessoria/Prefeitura