No dia 1º de abril último, das 14h00 às 18h00, no Centro Esportivo “Prof. Ivo D’Alglio”, no Câmpus Sede, o Prof. Me. Fernando Varoto ministrou o curso “Corrida de Orientação”, modalidade de aventura.
A Corrida de Orientação, modalidade que tem sua origem nos países nórdicos, especialmente na Suíça, é um esporte que inicialmente surgiu entre os militares, inclusive chegando ao Brasil graças ao Coronel do Exército Tolentino Paz, que foi como observador nos Jogos Mundiais das Forças Armadas para conhecer essa modalidade e, a partir de então, começou a montar pistas para militares do Exército Brasileiro.
A orientação consiste em fazer percorrer pontos de controle (PC) no menor tempo possível; para tanto, o atleta utiliza um mapa do local, com diversas informações sobre relevo, vegetação, hidrografia e elementos feitos pelo homem (como construções, ruas, placas etc). O Orientista (atleta de orientação) tem que ter boa condição física, pois se trata de uma prova de resistência, e uma boa capacidade de leitura e interpretação de mapa, tendo em vista que o percurso que o atleta vai fazer irá depender de sua habilidade com o mapa. Em cada PC há um prisma (cone triangular de 30x30cm, nas cores laranja e branca) e um picotador (espécie de grampeador que faz diversos desenhos), que servem para comprovar se o atleta realmente passou por aquele ponto de controle.
No curso foi apresentado breve histórico da modalidade, suas principais características e modalidades, além das formas pelas quais a orientação pode ser inserida nas aulas regulares de Educação Física e programas de atividades físicas de clubes, academias e demais áreas. Em seguida os participantes fizeram uma orientação em pequena escala, na qual os percursos foram montados nas quadras poliesportivas do Câmpus Sede.
Após percorrerem um percurso em trios por todo o câmpus e depois um percurso individual, nos moldes de uma competição oficial, com tomada de tempo e observação de todas as regras oficiais, os primeiros colocados de cada percurso (P1, P2, P3 e P4) foram agraciados com um adesivo de brinde.
“A participação dos presentes foi bem proveitosa, visto o interesse para que possam acontecer outras vezes essa atividade”, disse Fernando Varoto. Ele informou no final do curso para os interessados irem se preparando, pois no dia 04 de junho, das 9h00 às 12h00, na Fazenda Experimental de Pindorama, vai ser realizada a 1ª Corrida de Orientação Solidária da FIPA.
Participaram do curso 45 pessoas, entre alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da FIPA e público externo.
Fonte: Assessoria de imprensa – Fundação Padre Albino