O Presidente da Câmara Municipal de Catanduva, Dr. Luis Pereira, recebeu na tarde de segunda-feira, 02 de março, o Diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Catanduva, Sr. Osvaldo Severino Junior.
Na ocasião, vários assuntos referentes a educação foram colocados em pauta e dentre as temáticas tratadas, o Diretor do Instituto Federal de Catanduva informou ao Chefe do Legislativo sobre as vagas para Ensino Superior e Pós Graduação, que ainda encontram-se disponíveis.
“Primeiramente gostaria de agradecer ao Dr. Luis Pereira por ter me recebido tão bem. Hoje trago a notícia de que nosso Instituto Federal está com vagas disponíveis para Ensino Superior e Pós Graduação. Nossa instituição ainda conta com o Ensino Médio, que além de ter a Grade Curricular como qualquer outra escola, temos ainda um diferencial que são os cursos técnicos integrados, isso significa que nossos jovens ao sair do ensino médio ainda terão o diploma de técnico. Os cursos técnicos oferecidos são: Fabricação Mecânica; Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio; Química Integrado ao Ensino Médio; Redes de Computadores Integrados ao Ensino Médio e todos oferecem 40 vagas, atualmente já estão preenchidos, mas o processo de seleção se inicia em meados de setembro. Já os cursos superiores oferecidos são: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Tecnologia em Mecatrônica Industrial; Licenciatura em Química; Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação e todos possuem 40 vagas, e estão com algumas vagas ainda em aberto. Também oferecemos pós graduação em: Saberes e Práticas para a Docência no Ensino Fundamental I e Ensino de Ciências da Natureza e Matemática”.
Osvaldo Severino Junior, acrescentou que todos os cursos supramencionados são gratuitos e reconhecidos pelo MEC.
“Os nossos cursos são todos gratuitos e reconhecidos pelo MEC. Informo também que o instituto não faz prova pra o preenchimento de vagas. O processo de seleção para o Ensino Médio Integrado é feito a partir de uma análise do currículo escolar do último ano do ensino fundamental (9º ano ou antiga 8ª série) e são avaliadas as notas ou conceitos das disciplinas de língua portuguesa e matemática. Já para ingressar no ensino superior é através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que é uma plataforma online do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E desde já estou a disposição para dúvidas e esclarecimentos”, informa o Diretor do IFSP – Catanduva.
Dr. Luis Pereira que é um defensor da Educação e tem como lema “Somente a educação é capaz de mudar o mundo”, abordou a importância de ter cada vez mais alunos nas escolas.
“Temos que valorizar a educação, pois somente assim conseguiremos ter um mundo melhor. Sou totalmente a favor e incentivo cada dia mais os jovens a estudarem e a se qualificarem. O saber não tem limites, não ocupa espaço e ninguém consegue tirar isso da gente. Ter conhecimentos é a maneira de ampliar os horizontes e ter um futuro melhor. Agradeço a Deus por ter recebido orientação desde a minha infância na creche que me abrigou, mantida pela saudosa Sinharinha Netto”.
Então, na manhã de quinta-feira, 05 de março o Chefe do Legislativo, Dr. Luis Pereira, retribuiu a visita de cortesia que o diretor do Instituto Federal fez à Câmara Municipal de Catanduva, conhecendo as dependências da instituição, bem como os projetos desenvolvidos no local.
Dr. Luis Pereira percorreu todo o prédio, passando pelas salas de aulas do Ensino Médio, onde presenciou algumas aulas e a boa desenvoltura dos professores. O parlamentar, ainda ficou maravilhado com o fato da instituição disponibilizar profissionais para atender alunos que possuem necessidades especiais e assim promover a inclusão dos alunos na escola, a exemplo de alguns alunos que são surdos e possuem uma intérprete de libras para auxiliar no entendimento das aulas.
Logo após, Dr. Luis Pereira, visitou também as salas de aulas do ensino superior, os laboratórios, a biblioteca, a cantina, a quadra, o refeitório e elogiou toda a infraestrutura do local.
“O Instituto Federal de Catanduva oferece uma ótima estrutura, com avançada tecnologia. Muitas pessoas não sabem e não conhecem a estrutura e o potencial dessa importante instituição, então ressalto aqui, que todos os cursos são oferecidos gratuitamente e que toda infraestrutura está à disposição dos alunos, com biblioteca repleta de livros e exemplares, computadores e laboratórios de última geração. Então todas essas pessoas que tem um projeto de vida e estão almejando estudar em outra cidade, avalie e conheça o Instituto Federal da nossa cidade”.
Ao final do encontro, Osvaldo Severino Junior aproveitou para entregar algumas reivindicações ao presidente da Câmara, Dr. Luis Pereira, que de antemão já informou que irá oficiar o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para que juntos possam fazer o melhor pelo Instituto Federal de Catanduva.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva