O Fórum do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) elegeu representantes da sociedade civil que vão atuar como conselheiros no biênio 2019/2021. A etapa teve apoio da Prefeitura de Catanduva e foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 13, no auditório da Legião Mirim.
O Comas é um órgão colegiado do sistema descentralizado e participativo da Assistência Social do município, com caráter deliberativo, formativo e fiscalizador. Ele possui composição paritária entre o Poder Público e a Sociedade Civil, e é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social.
Durante o pleito, foram eleitos titulares e suplentes dos segmentos: entidades de assistência social, trabalhadores e usuários do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Ao final, os indicados pelo prefeito Afonso Macchione Neto como representantes do Poder Público também foram apresentados.
A programação do fórum contou com apresentação cultural dos alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), além de palestra sobre a atuação do conselho. No ato, foi feita a leitura e aprovação do regimento interno do Comas.
Os conselheiros de Assistência Social são agentes públicos com poder de decisão nos assuntos de interesse coletivo, como aprovação de planos, gastos com recursos públicos, fiscalização e acompanhamento da política pública. Dentre as atribuições, está o exercício do controle social da política pública da Assistência Social.
Os conselheiros tomarão posse em cerimônia prevista para o dia 20 de março.
Imagem: Divulgação/Comas
Fonte: Assessoria/Prefeitura