Em sabatina, Câmara enaltece atuação da Guarda Municipal

O trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM) de Catanduva foi enaltecido pelos vereadores. Atendendo pedido formalizado pelos parlamentares, o comandante da guarda, Luiz Carlos Larocca, ocupou a tribuna na sessão desta semana.

A intenção do Legislativo foi obter esclarecimentos sobre a nova atribuição da GCM, que consiste na fiscalização de transportes clandestinos (mototáxis e vans) na cidade. Os guardas foram inseridos na legislação que trata do tema, alterada pelo prefeito Afonso Macchione Neto. A norma passou pela Casa de Leis e foi sancionada.

Sobre o assunto, Larocca ressaltou que o trabalho terá por foco inibir irregularidades que geram consequências, dentre elas, riscos aos usuários e concorrência desleal.

Ele apresentou levantamento da Polícia Militar que indica a existência de cerca de 500 mototaxistas clandestinos, frente a 67 trabalhadores devidamente credenciados.
“Esse pessoal que não cumpre as regras age principalmente à noite. É nesse período que a GCM dará continuidade ao serviço dos agentes fiscalizadores de trânsito.”

Larocca afirmou que os guardas serão capacitados para o serviço. “O treinamento é fundamental. Depois, estaremos nas centrais para orientar os mototaxistas e motoristas novamente. Superada essa fase, estaremos em conjunto com os AFTs e a PM para direcionar ações e bloqueios”, comentou.

Na série de elogios, o vereador Cidimar Porto destacou que a humildade de Larocca reflete em sua competência “Você conseguiu agregar à corporação e a GCM está indo de vento em popa”, frisou.

Por sua vez, o vereador Maurício Gouvêa, o Maurício da Esporte Show, parabenizou a corporação, principalmente pela presença marcante na periferia. “Estive em vários bairros e é elogiável o trabalho que a GCM vem fazendo em Catanduva. Todos trabalhando seriamente. É de tirar o chapéu o trabalho do comando da guarda.”

O vereador André Beck frisou que a GCM foi uma das equipes mais atuantes do governo municipal no começo deste ano. “Presto reconhecimento pelo trabalho que o Larocca sempre desenvolveu na GCM. Temos certeza que é uma pessoa que tem competência pelo trabalho que realiza”, elogiou.

Números

A GCM prioriza a proteção ao patrimônio, mas tem atuado para preservar a segurança dos moradores. Nos três primeiros meses do ano, 15 pessoas foram presas e seis menores apreendidos pela GCM. Foram apreendidos quase mil papelotes de entorpecentes. A equipe participou de oito operações com as Polícias Civil e Militar.

Fonte: Comunicação/Câmara de Catanduva

Publicações relacionadas

Leave a Comment