Patrocinadora máster do Rio Open desde a primeira edição, a Claro continua inovando nas ações para promover o maior torneio de tênis da América do Sul, que acontece de 15 a 23 de fevereiro, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez no Brasil, uma operadora irá realizar uma Fan Zone, em São Paulo, para transmitir os jogos da semifinal e final do evento, nos dias 22 e 23 de fevereiro, no Parque Villa-Lobos.
O evento é aberto ao público e contará com muita conectividade e inovação. Em um grande telão de LED, os fãs de tênis da capital paulista poderão acompanhar, através da Claro TV+, todos os lances do torneio e torcer pelos seus ídolos do esporte. Além de aproveitar as diversas ações da Claro e de marcas parceiras, como ENGIE, Santander, Herbíssimo, World Wine, Wilson, Claro clube, SporTV, B3, Black Princess, Faixa Azul, Kia, Allos, entre outros.
O estande da Claro contará com cadeiras, locais para descanso, wi-fi gratuito, totens carregadores, brindes e muito mais. Entre as ativações, uma experiência imersiva em que o público irá se sentir diretamente nos jogos. Uma câmera 360º será instalada no Rio Open, e, por meio de óculos de realidade virtual, quem passar pela Fan Zone poderá ver os detalhes da partida como se estivesse dentro da quadra.

“O esporte é um pilar fundamental para a marca da Claro, principalmente porque traz diversão e entretenimento para todos que acompanham. Temos muito orgulho de, há 11 anos, termos apostado no Rio Open, que é o único ATP 500 da América do Sul e uma das poucas oportunidades que os fãs brasileiros de tênis têm de se aproximar do melhor do esporte em território nacional. E foi pensando justamente em aproximar o público geral da modalidade que surgiu a Fan Zone de São Paulo. Queremos que os paulistanos possam ter um momento especial enquanto acompanham um torneio da importância do Rio Open e que ainda mais pessoas se apaixonem por esse esporte”, afirma Ane Lopes, diretora de Marketing, Branding e Comunicação da Claro.
Clientes Claro clube contarão ainda com cabine de prêmios e outros brindes exclusivos, como cangas que serão distribuídas para quem quiser assistir aos jogos no gramado do evento.
Evento neutro em carbono em parceria com a ENGIE
A Fan Zone que irá transmitir os jogos decisivos do Rio Open será um evento neutro em carbono. Assim como o torneio, que desde 2019 tem a parceria da ENGIE e já neutralizou mais 4.686 toneladas de gases de efeito estufa, a Fan Zone também contará com a iniciativa para neutralizar as emissões, com créditos de carbono certificados pela ONU.
A atração será neutralizada com créditos oriundos do Complexo Eólico Campo Largo, da ENGIE, em operação na Bahia desde 2018. Responsável pelo ‘Energia da Claro’, um dos maiores programas de autoconsumo remoto de energia renovável do País, a Claro é cliente da ENGIE e adquire energia deste complexo, tendo – inclusive – um aerogerador adesivado com a sua marca.
“A descarbonização da Fan Zone é um movimento natural para nós, da ENGIE, uma vez que já neutralizamos o Rio Open. Desta forma, asseguramos a coerência e o compromisso da ENGIE em promover a descarbonização e liderar a transição energética”, comenta Gil Maranhão Neto, diretor de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da ENGIE.
Claro também terá estande exclusivo no Rio Open
No Rio de Janeiro, o público irá se surpreender com o estande da Claro ao longo dos nove dias de torneio. O espaço terá uma série de ativações, com principal destaque para miniquadra onde os fãs do torneio terão a oportunidade de medir a velocidade do saque, assim como são realizadas as medições dos atletas. Nessa brincadeira, tenistas amadores poderão conhecer de fato o potencial do seu saque e comparar com o dos jogadores profissionais.
Novidade também desta edição, a Claro terá um estúdio de podcast, o Estúdio Rio Open, que será montado no centro do estande e comandado pelo locutor Fernando Nardini e o ex-tenista profissional Fernando Meligeni. Ao longo de todo o evento, eles realizarão entrevistas exclusivas com atletas da atualidade, ex-atletas, celebridades, parceiros, marcas e tudo o que envolve o universo do tênis. O público vai poder assistir ao vivo e conhecer um pouco mais das histórias e perspectivas do esporte.
Serviço: Fan Zone Claro para exibição das semifinais e final do Rio Open.
Data e horário:
Dia 22 de fevereiro – 15 às 22h
Dia 23 de fevereiro – 16h às 23h.
Local: Parque Villa-Lobos – Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05317-020.
Sobre a Claro:
A Claro é o maior grupo de Telecomunicações da América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.800 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a cerca de 98% da população. Recentemente, a Claro foi escolhida como a empresa de telecomunicações mais inovadora do Brasil, pela 10ª edição do Prêmio Valor Inovação 2024 e figurou como a 4ª marca mais valiosa do Brasil no estudo Kantar BrandZ 2024. E foi a marca mais valiosa entre as empresas de telecomunicações. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia. A Claro é líder em TV por assinatura, banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da Embratel, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. A operadora conta ainda com o Claro 5G+ disponível em regiões de todos os estados e no Distrito Federal. E, segundo medições realizadas pelo Speedtest®, a Claro tem a internet mais rápida do Brasil no 5G e no Wi-Fi. A rede Claro 5G+ é a mais veloz do Brasil e da América do Sul e oferece a menor latência, a melhor experiência 5G em games e a melhor experiência de streaming de vídeos na rede 5G do Brasil. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.
Sobre o Rio Open 2025:
O Rio Open 2025 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Mubadala, Shell, BetNacional, Black Princess, ENGIE, Emirates e Zurich. Também com as empresas Rolex, KIA, Seara Gourmet, Herbissimo, EMS, B3, Star+, Disney Cruise Line e, ainda com White Martins, Rede Dor, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremieRpet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum e Grey Goose.
A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. Já a Worldwine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge.
O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.
O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.
Mais informações: