As escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental contarão, a partir deste ano, com materiais didáticos do Sistema Sesi de Ensino. Para a análise de conteúdo e contratação, foram realizadas reuniões entre a equipe da Secretaria Municipal de Educação e representantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, das diversas áreas do conhecimento.
A proposta educacional segue a metodologia da Concepção Sociointeracionista e está amparada em três bases: de ensino, de aprendizagem e de pesquisa. “Além disso, a diretriz curricular contempla os princípios e objetivos da rede, fundamentos e pressupostos pedagógicos, as expectativas de ensino e de aprendizagem e, indicações para prática educativa”, explica a secretária de Educação, Sandra Bonifácio.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a mudança para o Sesi dará continuidade às importantes metas já alcançadas nos índices da educação municipal e contribuirá para a elevação da qualidade de ensino do município, uma vez que a qualidade do sistema é reconhecida e aprovada pelos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Proposta
No ensino fundamental, a proposta pedagógica tem grande responsabilidade na relação entre educação e prática social. Esse compromisso transforma-se, no espaço escolar, na necessidade de oferecer as mais variadas oportunidades de interação, de modo que as estruturas cognitivas se desenvolvam e os alunos possam se expressar com conhecimento de causa sobre aspectos da cultura e do mundo.
O conhecimento intelectual aparece como suporte para a formação da cidadania, instrumento básico para o avanço qualitativo de uma consciência ingênua para a crítica.
O trabalho formativo privilegia situações de ensino que solicitam o conhecimento de aspectos sócio-culturais, cognitivos e motivacionais do aluno. A interação com o saber escolar valoriza a escola como mediadora entre o aluno e o mundo da cultura, cumprindo o papel de transmissão e assimilação crítica e criativa dos conhecimentos inseridos na prática social.
Na educação infantil, o Sistema Sesi de Ensino oferece proposta pedagógica que, baseada no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), objetiva a construção da identidade e autonomia das crianças, articulando o cuidar, brincar e educar, organizados em eixos de trabalho.
Isso faz com que as situações de ensino-aprendizagem enfoquem o conhecimento como processo, portanto, de modo dinâmico, situado em contextos reais, trazendo consigo compromissos e interesses que não permitem permanecer na neutralidade, mas situando-o social e historicamente.
Economia
Além de todos os benefícios educacionais e pedagógicos, o Sistema Sesi de Ensino possibilitará uma economia anual de R$ 234.251,03, em relação a 2016.
Fonte: Assessoria