A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que o atendimento ao público na Farmácia Popular do Brasil, da rua Amazonas, será mantido até a próxima segunda-feira, dia 31 de julho. Depois disso, a unidade será desativada, conforme anúncio do Ministério da Saúde.
A medida foi aprovada pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que reúne representantes dos Municípios, Estados e Governo Federal.
A municipalidade recebia recursos na ordem de R$ 12 mil para bancar os custos do estabelecimento. A justificativa federal para desativação da rede própria da Farmácia Popular é que apenas 20% da verba total do programa eram gastos efetivamente com a compra e distribuição de medicamentos aos usuários.
O restante acabava aplicado na manutenção administrativa da rede própria. A partir da desativação, a previsão é de que o município receba incremento da União no valor repassado anualmente pela União para a compra de remédios.
Com o fechamento da farmácia da rede própria, a expectativa é de que a demanda existente seja absorvida pelas drogarias privadas, conveniadas ao programa “Aqui tem Farmácia Popular”, que segue atendendo normalmente.
Os remédios para hipertensão, diabetes e asma, que representam mais de 90% da procura, estão disponíveis nas farmácias credenciadas e também são ofertados nas farmácias da Atenção Básica, mantidas pela Prefeitura.
Fonte: Assessoria/Prefeitura