Festival de teatro de Rio Preto oferece oficinas para crianças e jovens de graça

No 16º Festival de Teatro para Criança é o Maior Barato – Na Praça, que a Cia. Fábrica de Sonhos inicia no próximo domingo, 1º de maio, em São José do Rio Preto, crianças e adolescentes podem viver a experiência teatral para além da plateia, participando de oficinas e workshops que serão realizados gratuitamente no Espaço Criativo – Fábrica de Sonhos, na Vila Ercília. Localizado na Rua Frederico Navarro da Cruz, 37, o Espaço Criativo – Fábrica de Sonhos será palco de uma série de atividades formativas ao longo do evento, com opções para todas as idades, além dos debates feitos pelos “Diálogos sobre a cena”, comandados pelo jornalista e crítico teatral Dib Carneiro Neto. As inscrições para oficinas e workshops podem ser feitas no site festivaldejaneiro.com.

A arte da palhaçaria tem destaque na programação de atividades formativas do 16º Festival de Teatro para Criança é o Maior Barato – Na Praça, com oficinas que enfocam diferentes aspectos relacionados ao ofício do palhaço. Uma delas é “Um encontro com a palhaçaria”, que será realizada nos dois primeiros dias do festival pela Trupe DuNavô, de São Paulo (SP).

Outra boa pedida é uma oficina de acrobacias que será realizada pelos artistas do Grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente, para pessoas sem ou com experiência, além de um workshop do coletivo Mamulengo Sem Fronteiras, de Brasília, sobre as particularidades desse teatro feito com bonecos de diferentes tamanhos.

Durante o 16º Festival de Teatro para Criança é o Maior Barato – Na Praça, o Espaço Criativo – Fábrica de Sonhos também abrigará o “Palco Aberto do Festival”, projeto que movimentará as noites do espaço da Cia. Fábrica de Sonhos das 21h até a meia-noite. O ingresso será no sistema “pague quanto puder”.

Durante os dias e noites de festival, o Espaço Criativo – Fábrica de Sonhos promove a gastronomia oferecendo pratos do projeto de cozinha sustentável Ocupa, de São Paulo. Responsável pelas refeições do festival, o Ocupa é um iniciativa dos artistas Nicolas Caratori e Alexandre Matos e da cozinheira Daniela Sfeir, de São Paulo.

Lives no Instagram

A contagem regressiva para o 16º Festival de Teatro para Criança é o Maior Barato – Na Praça é feita no Instagram da Cia. Fábrica de Sonhos (@ciafabricadesonhos) até sexta-feira, 29 de abril, por meio de uma série de lives comandadas pelo jornalista e ator Harlen Félix. Ele faz entrevistas ao vivo com os representantes de cada coletivo teatral participante do evento, além do jornalista e crítico de teatro Dib Carneiro Neto.

A partir de curadoria feita pelo ator e diretor Guido Caratori e pelo professor e artista Eduardo Catanozi, foram selecionados nove espetáculos para compor a programação do festival ao lado da companhia teatral anfitriã, que marca presença com a peça “Era uma vez… o A Cigarra e a Formiga”. A curadoria recebeu inscrições de 158 espetáculos de oito Estados brasileiros.

A 16ª edição do Festival de para Criança é o Maior Barato – Na Praça é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), e da Cia. Fábrica de Sonhos e conta com o apoio da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto), World Games, Brigadella e Líder FM.

16º Festival de Teatro para Criança é o Maior Barato – Na Praça

Programação de atividades formativas

Espaço Criativo – Fábrica de Sonhos

01/05 (Domingo)

19h30 – Oficina: Um encontro com a palhaçaria – Parte 1 (Trupe DuNavô). Faixa etária: a partir de 15 anos

02/05 ( Segunda)

19h30 – Oficina: Um encontro com a palhaçaria – Parte 2 (Trupe DuNavô). Faixa etária: a partir de 15 anos

Fazendo uso de brincadeiras populares e dos chamados “jogos de rua”, a Trupe DuNavô propõe a interação entre os participantes através de jogos de interdependência em que para chegar aos objetivos os participantes devem realizar as ações totalmente em conjunto, promovendo assim maior proximidade e confiança entre o grupo. A palhaçaria é o principal material de estudo da Trupe DuNavô, e, sendo assim, propõe-se com esta oficina um encontro com práticas que proporcionam ao participante a experiência da cena através de brincadeiras que estimulam a “propriocepção”, o contato com o outro e a diversão cênica. Baseados em exercícios da prática da palhaçaria, o grupo estimula a brincadeira como encenação e jogadores como atores.

03/05 (Terça)

19h30 – Oficina: Solo narrativo (Cia. Cobaia Cênica). Faixa etária: de 9 a 15 anos

A oficina tem como objetivo apresentar e desenvolver junto aos participantes as diversas possibilidades de se contar uma história com simplicidade, utilizando como principal ferramenta os recursos do próprio corpo. Através de jogos e dinâmicas de improviso, busca-se estabelecer imagens, sensorialidades, geografias e sonoridades que cada história pode oferecer. Cada participante poderá construir um esboço de um solo para seu repertório de trabalho.

04/05 (Quarta)

19h30 – Workshop: Exemplos de Bastião (Mamulengos sem Fronteiras). Faixa etária: a partir de 10 anos

A apresentação do teatro de mamulengos não segue a métrica e lógica de tempo das peças teatrais formais, não há a divisão do espetáculo, por exemplo, em atos, pois o desenrolar do texto se dá de acordo com a movimentação externa ao espetáculo. Neste workshop, os artistas do grupo Mamulengo Sem Fronteiras apresentam as particularidades desse teatro popular a partir do espetáculo “Exemplos de Bastião”.

05/05 (Quinta)

17h – Oficina: Recriando Clássicos (Cia. Canta Circo e Teatro). Faixa etária: a partir de 12 anos

Baseado na forma de criação do espetáculo “ShakesPirando”, a oficina aborda a improvisação como base da criação de um espetáculo. Através de jogos e dinâmicas, os participantes são incentivados e desafiados a explorar diferentes formas de se contar uma mesma história.

18h30 – Oficina de acrobacias (Grupo Rosa dos Ventos). Faixa etária: livre

O Rosa dos Ventos propõe uma oficina de acrobacias, em que os participantes vivenciam a forma como ela é inserida no treinamento de seus artistas, como uma prática de desenvolvimento de habilidades pessoais. Uma ação corporal que estimula o conhecimento e a superação dos limites de cada indivíduo e do grupo em que ele está inserido. Os participantes podem não ter experiência alguma com acrobacias e ainda assim aproveitarão os trabalhos. Serão praticadas paradas de mão individual e coletiva, rolamentos de solo e aéreo e pirâmides humanas. O processo é gradativo, os exercícios são propostos de acordo com a evolução dos participantes.

06/05 (Sexta)

17h – Oficina: Circo nosso de cada dia (Cia. Raros Circus). Faixa etária: a partir de 12 anos

Os artistas da Cia. Rarus Circus compartilham com os participantes um pouco da sua rotina de treinos na prática das modalidades relacionadas ao espetáculo ‘Clownfusão, Os Internacionalmente Desconhecidos’. Todos os participantes terão a oportunidade de experimentar e vivenciar um pouco das técnicas que são utilizadas no espetáculo.

18h30 – Workshop: A evolução do pensamento artístico (Cia. dos Pés). Faixa etária: a partir de 12 anos

Nesse workshop, a Cia. dos Pés aborda a evolução do pensamento artístico nas práticas teatrais e propõe exercícios e técnicas para interpretação teatral.

07/05 (Sábado)

17h – Oficina: O Palhaço e o erro (Conforto & Cia.). Faixa etária: a partir de 15 anos

Nessa atividade formativa, a Conforto & Cia propõe uma reflexão sobre a pesquisa do palhaço e a sua relação com o erro, com base nos estudos e vivências que norteiam o próprio coletivo teatral.

18h – Oficina: O ator criador (Cia. Fábrica de Sonhos). Faixa etária: a partir de 15 anos

A Cia. Fábrica Sonhos, ao longo do seu repertório teatral, desenvolveu uma linguagem própria para a encenação de seus espetáculos. No workshop “O ator criador” o diretor artístico do grupo, Guido Caratori, compartilha com os participantes os processos criativos que resultam na construção da cena teatral.

Programação dos ‘Diálogos sobre a cena’

Espaço Criativo – Fábrica de Sonhos

01/05 (Domingo)

18h – É mesmo uma palhaçada(Trupe DuNavô)

02/05 (Segunda)

18h – O livro do mundo inteiro (Trupe DuNavô)

03/05 (Terça)

18h – Miguel, o Cavalivreiro (Cia. Cobaia Cênica)

04/05 (Quarta)

18h – Exemplos de Bastião (Mamulengo sem Fronteiras)

05/05 (Quinta)

20h – ShakesPirando (Cia. Canta Circo e Teatro)

21h – Hoje tem espetáculo (Grupo Rosa dos Ventos)

06/05 (Sexta)

20h – Clownfusão: os internacionalmente desconhecidos (Cia. Raros Circus)

21h – Pequenos Olhos (Cia. dos Pés)

07/05 (Sábado)

20h – Desconforto (Conforto & Cia.)

21h – Era uma vez… o Leão e o Ratinho (Cia. Fábrica de Sonhos)

Serviço

16º Festival de Teatro para Criança é o Maior Barato – Na Praça

Quando: 1 a 7 de maio de 2022

Onde: Praça Rui Barbosa e Espaço Criativo Fábrica de Sonhos

Site oficial:https://festivaldejaneiro.com/

Grátis

Publicações relacionadas