A Prefeitura de Catanduva apresentou ao Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Catanduva (Simcat) a proposta de reajuste de 4,76%, conforme variação de 4,7588% do IPCA nos últimos 12 meses, de março de 2016 a fevereiro de 2017. O teto fixado pela administração já leva em conta o ritmo de economia traçado desde janeiro.
“Com relação às questões orçamentária e financeira, é certo que ambas não comportam pagamento superior, fato este comprovado através do disposto no Decreto n° 7.032, de 13 de janeiro de 2017”, atesta a Secretaria Municipal de Finanças, fazendo menção ao Decreto de Calamidade Financeira, que oficializou mais de R$ 60 milhões em dívidas.
Nos cálculos do setor, foi levada em conta a real situação encontrada pela administração neste ano, como o alto nível de endividamento de curto prazo, advindo do exercício de 2016, que afeta gravemente a execução orçamentária e financeira do exercício de 2017. “Comprometendo a continuidade dos serviços públicos essenciais e demais despesas.”
Para o prefeito Afonso Macchione Neto, o percentual de aumento será alcançado a partir do empenho dos servidores e também do envolvimento da comunidade, pois todos os cortes feitos até agora precisarão ser mantidos. Em 60 dias de gestão, ele determinou reduções de gastos em várias áreas, projetando economia de R$ 11 milhões ao ano.
“Debruçamos-nos nas contas e temos de ser transparentes. Hoje, todo e qualquer percentual de aumento está diretamente vinculado à manutenção, até dezembro de 2017, de medidas rígidas de controle de todas as despesas, que possam resultar em economia suficiente para arcar com esse compromisso assumido com os servidores”, afirma.
Fonte: Assessoria/Prefeitura