O Fundo Social de Solidariedade contabiliza 192 kits de enxoval de bebê distribuídos em 2019. Os itens foram entregues às mulheres que participaram, ao longo do ano, do programa Gestante Feliz, desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
A bolsa de maternidade, contendo itens básicos como fraldas e roupinhas para o nascimento do bebê, é disponibilizada às participantes, depois de concluído o curso, que dura em média dois meses.
A iniciativa visa incentivar as gestantes à realização do pré-natal, além de proporcionar informações importantes durante o período gestacional, a fim de manter a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê.
O programa envolve equipe multidisciplinar: médico, equipe de enfermagem, nutricionista, psicólogo, dentista, educador físico, fisioterapeuta e agente comunitário. Nos encontros, são abordados temas relacionados ao pré-natal, desenvolvimento gestacional, orientação postural, planejamento familiar, alimentação, saúde bucal, parto normal e cesárea, e ao aleitamento materno.
Nesta semana, as bolsas foram distribuídas às mulheres que acabaram de concluir o curso na unidade de saúde do Gabriel Hernandez. Ao todo, oito grávidas participaram. Gestantes interessadas no curso devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e fazer a inscrição.
Imagem: Divulgação/Fundo Social
Fonte: Assessoria/Prefeitura