A Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu 10 pipas e 12 latas contendo linha com cerol no bairro Nova Catanduva. A quantidade de materiais é resultado de operação desencadeada pela equipe na tarde da quarta-feira, dia 19 de julho.
No total, 30 pessoas foram abordadas e uma acabou autuada. Para quem for pego soltando pipa com cerol, a multa é de R$ 134 e o valor pode dobrar em caso de reincidência. A maioria dos envolvidos nesses casos é adolescente.
A ação contra o cerol tem sido constante em diferentes bairros de Catanduva e visa tirar de circulação os materiais que expõem moradores a risco. Não são raras as ocorrências dessa natureza, principalmente envolvendo motociclistas.
Neste ano, Catanduva não registrou caso de acidente por conta do cerol. Mesmo assim, na avaliação da GCM, a situação é preocupante: o trabalho da guarda aponta para a falta de conscientização das pessoas.
Comandante da GCM, Luiz Carlos Larocca afirma que a guarda está atenta à situação. “Fazemos campanha permanente para alertar as pessoas sobre o perigo de soltar pipa com cerol. Mesmo assim, muita gente ignora o apelo pela brincadeira saudável e insiste nessa prática, que representa ameaça.”
Fonte: Assessoria/Prefeitura