A Guarda Civil Municipal (GCM) irá reforçar a fiscalização em estabelecimentos comerciais de Catanduva. A atuação será mais abrangente principalmente à noite e aos finais de semana, horário em que os fiscais de postura da Prefeitura não dão expedientes. O trabalho da corporação terá como foco inicial a orientação.
Ao constatar irregularidades, as equipes farão alerta sobre a necessidade de regularização. Os guardas terão autonomia para avaliar a documentação para permissão de atividade comercial.
A medida visa à adequação das atribuições dos guardas civis do município conforme prevê a legislação federal. Para atender à demanda, a equipe passou por curso de capacitação e foi orientada por fiscais de postura que lidam com esse tipo de ação sobre a forma de proceder.
Segundo plano de atuação, a presença da GCM também será intensificada em bairros periféricos da cidade, áreas de periculosidade, além de dar apoio a operações envolvendo a Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar.
De acordo com o comandante da GCM, Luiz Carlos Larocca, a intenção é ajustar o trabalho da corporação ao que se refere à lei e inibir atividades de estabelecimentos que funcionam de forma clandestina, entre eles bares e lanchonetes.
“É justamente nesses locais que ocorrem situações suspeitas como venda de entorpecente, prostituição e a presença inadequada de menores”, comenta. “Vamos partir da conscientização, do bom-senso. Estaremos atentos a toda situação que se evidencia perigosa, nesse sentido, à população”, finaliza.
Fonte: COMUNICAÇÃO/Prefeitura de Catanduva