Diante a essa recomendação o presidente da Câmara, vereador Gleison Begalli (PDT) elaborou uma indicação ao prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) para que providências sejam adotadas no sentido de viabilizar a economia de energia elétrica em todas as repartições públicas municipais, incluindo as autarquias. A medida visa contribuir para que os recursos economizados retornem de maneira benéfica à população catanduvense.
Entre as orientações para reduzir o consumo, está a de manter as portas e janelas fechadas quando o aparelho de ar condicionado estiver sendo usado, desligar o aparelho enquanto não houver ninguém no ambiente.
Também é recomendando, para conseguir a economia, desligar o monitor dos computadores, enquanto não estiverem sendo usados. No caso de geladeiras e freezers, deve-se evitar que as portas fiquem abertas sem necessidade e regular a temperatura dos equipamentos conforme a estação do ano e capacidade utilizada.
Desligar as lâmpadas das salas que não estiverem em uso, principalmente nos horários do almoço e no encerramento do expediente.
E, por fim, investir em painéis de energia fotovoltaica para fortalecer ainda mais esta medida de economia.
Gleison Begalli sugere medidas para que repartições pública economizem energia
O Ministério de Minas e Energia publicou uma portaria que estabelece orientações para reduzir o consumo de energia elétrica.