Governo Federal também reconhece ‘Situação de Emergência’

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a “Situação de Emergência” em áreas de Catanduva, nesta terça-feira (16), pela portaria n.° 61, de 15 de maio de 2017. A decisão segue indicações feitas no Fide – Formulário de Informações de Desastre. Além de Catanduva, o decreto abrange mais nove cidades.

“Desta forma, o município cumpre todos os pré-requisitos para pleitear recursos para a reconstrução da ponte da avenida Eng. José Nelson Machado e para outras intervenções necessárias para sanar os danos causados pelas chuvas”, avalia o prefeito Afonso Macchione Neto.

No dia 10, o Governo do Estado de São Paulo também reconheceu a “Situação de Emergência” em áreas de Catanduva, por meio do decreto n° 62.577. O documento foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin, seguindo manifestação da chefe da Casa Militar e coordenadora de Defesa Civil, coronel Helena dos Santos Reis.

A “emergência” foi declarada pelo prefeito Afonso Macchione Neto, por decreto, em 13 de abril, um dia depois que uma violenta chuva atingiu Catanduva, agravando problemas causados por eventos anteriores de mesma natureza. Naquela data, o excessivo volume de água provocou enxurradas e inundações em vários pontos.

A Prefeitura contabilizou prejuízos materiais, ambientais, econômicos e sociais, que demandam a necessidade de reconstrução da ponte que caiu na avenida Eng. José Nelson Machado, próximo ao cruzamento com a rua Amazonas, além da limpeza de córregos, recapeamento, implantação de galerias pluviais e assistência aos atingidos.

Recursos

A Prefeitura pleiteia R$ 642,3 mil para reconstruir a ponte e outros recursos que viabilizem a implantação de galerias pluviais na rua Altair, solucionando alagamentos na avenida José Nelson Machado, e na rua Antônio Girol, próximo à avenida Daniel Soubhia. Outra área monitorada são os fundos da rua Ibirá, passível de inundação.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas

Leave a Comment