Os Grupos de Referência do Projeto GURI – programa de educação musical e inclusão sociocultural gerido pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura – irão se apresentar em 11 cidades do Estado de São Paulo. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público. Os concertos realizados nas cidades de Jundiaí, Bauru e Cerquilho serão transmitidos ao vivo pelo YouTube.
Conjuntos formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto GURI em estágio avançado de aprendizado, os GRs (como são chamados) têm papel de referência e motivação para os demais integrantes do Projeto.
Os GRs oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com seu estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos concentram hoje 381 Guris e Gurias.
Ao todo, são treze grupos e nove formações musicais diferentes: grupo de percussão, camerata de violões, camerata de cordas friccionadas, camerata de cordas dedilhadas, orquestra sinfônica, banda sinfônica, big band, coral e coral com percussão. Cada formação desenvolve uma linguagem específica, abordando diferentes épocas e estilos, incluindo música popular e erudita.
Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com uma carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos-sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.
Todos os alunos e alunas recebem bolsa-auxílio mensal para despesas com transporte e manutenção dos instrumentos, entre outros benefícios, viabilizando a participação do aluno nas aulas, ensaios e apresentações, incentivando seu desenvolvimento musical. Há também um auxílio deslocamento aos GURIS que moram mais distantes do polo. Integrantes que não possuem instrumento podem participar do ‘Toca Mais, GURI’, um programa de empréstimo no qual, durante o ano, alunos e alunas contam com um instrumento musical para os estudos domiciliares e utilização em ensaios e concertos.
Serviço
Grupo de Referência de São Carlos – Big Band
Musicalidades Transculturais
Data: 05/08/2022
Horário: 19h
Local: Centro de Convenções de Pirassununga ‘Prof. Dr. Fausto Victorelli’
Endereço: Avenida Painguás, 2.014, V. Guimaraes – Pirassununga/SP
Entrada gratuita
Grupo de Referência de Santos – Camerata de Violões
10 anos em Santos
Data: 16/08/2022
Horário: 16h
Local: Espaço Multicultural 22 de Janeiro
Endereço: Praça 22 de Janeiro, 1, Biquinha – São Vicente/SP
Entrada gratuita
Grupo de Referência de Jundiaí – Orquestra Sinfônica
Regente convidada: Fabricia Medeiros
Data: 17/08/2022
Horário: 19h
Local: Teatro Polytheama
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro –Jundiaí/SP
Entrada gratuita
Concerto transmitido ao vivo pelo YouTube
Grupo de Referência de São José do Rio Preto – Camerata de Cordas Friccionadas
Jovens solistas
Data: 19/08/2022
Horário: 19h30
Local: Teatro Municipal ‘Nelson Castro’
Endereço: Av. Feliciano Sales Cunha, 1.020, Jd. Novo Aeroporto – São José do Rio Preto/SP
Entrada gratuita
Grupo de Referência de Bauru – Banda Sinfônica
Ritmos Brasil – Colômbia
Data: 24/08/2022
Horário: 20h
Local: Auditório da Banda Municipal de Bauru
Endereço: Rua Saint Martin, 1.551, Centro – Bauru/SP
Entrada gratuita
Concerto transmitido ao vivo pelo YouTube
Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões
Sarau Musical 3: Da Semana de Arte Moderna de 22 à Contemporaneidade
Data: 26/08/2022
Horário: 19h
Local: Teatro Cultural ‘Dona Vanda’
Endereço: Rua Clarinda Rosa Neto, 735, Centro – Santópolis do Aguapeí/SP
Entrada Gratuita
Grupo de Referência de Franca – Orquestra Sinfônica
Raízes latinas
Data: 26/08/2022
Horário: 20h
Local: Auditório da FDRP – USP – Ribeirão Preto/SP
Endereço: Avenida Bandeirantes, 3.900, V. Monte Alegre, Ribeirão Preto/SP
Entrada gratuita
Grupo de Referência de Piracicaba – Coro
O Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 – Antropofagia musical, viagem atemporal – fase 2]
Data: 30/08/2022
Horário: 19h
Local: Auditório do Polo Piracicaba – Estação Paulista
Endereço: Avenida Doutor Paulo de Moraes, 1.682 – Piracicaba/SP
Entrada gratuita
Grupo de Referência de Itaberá – Banda Sinfônica
Programa 3: Danças
Data: 31/08/2022
Horário: 15h30
Local: Teatro Municipal Prof. Edison da Cruz Salaki
Endereço: Avenida Coronel João Quintino, 2-10, Centro – Taquarituba/SP
Entrada gratuita
Grupo de Referência de Sorocaba – Coro e Percussão
Apresentação GR Sorocaba
Data: 31/08/2022
Horário: 15h30
Local: Teatro Municipal de Cerquilho
Endereço: R. Ângelo Luvizotto, Centro – Cerquilho/SP
Entrada gratuita
Concerto transmitido ao vivo pelo YouTube
Grupo de referência de Lorena – Coro
Centenário da Semana de 22 – Villa-Lobos
Data: 31/08/2022
Horário: 16h
Local: Espaço Educacional Eugênio Marcondes
Endereço: Praça Marechal Mallet, 86 – Lorena /SP
Entrada gratuita
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; WestRock; CTG Brasil; Tauste Supermercados; Novelis; EMS; Valgroup; Cipatex; Grupo Maringá; Arteris; Capuani do Brasil; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Pirelli.
Projeto GURI: O Projeto GURI é gerido pela Santa Marcelina Cultura. Atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em todo o Estado de São Paulo, buscando proporcionar oportunidades de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo, por meio dos seus 384 Polos de Ensino. Desde a criação do Projeto Guri em 1995, já foram atendidas perto de 1 milhão de crianças e adolescentes.
Santa Marcelina Cultura: eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), do Theatro São Pedro e do Projeto Guri no Interior, Litoral e Fundação Casa. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do GURI Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.
Assessoria de imprensa