Tratar das doenças da alma, das questões mentais, das dependências, envolve um grande rol de profissionais de diversas áreas da saúde. O autor Augusto Cury já dizia: “A dor e o riso, a loucura e a sanidade estão muito próximas”, e aqui, no Hospital Mahatma Gandhi, são vividas diariamente por seus pacientes, e acompanhadas pelos profissionais, em especial pelos psicólogos durante as terapias.
A diretoria do Hospital Mahatma Gandhi, presidida pelo Dr. Luciano Lopes Pastor, não medindo esforças para garantir um atendimento de qualidade, após a contratação no novo corpo clínico de médicos psiquiatras, aumentou o quadro de funcionários do setor de psicologia, contratando a nova psicóloga Juliana do Carmo Saraiva. Com a nova admissão, o hospital passa a atuar com quatro psicólogas, atendendo todas as clínicas, e garantindo uma terapia efetiva e ideal para cada tratamento.
A psicóloga Juliana, revela que já trabalhou no HMG em meados de 2001, onde a estrutura do hospital era completamente diferente da encontrada hoje, quinze anos depois.
“Tínhamos uma outra estrutura, outro número de pacientes e uma rotatividade muito rápida do tempo de internação. Ao retornar hoje, vejo a grande mudança do espaço físico, do número de funcionários, equipe técnica, envolvimento dos profissionais, e principalmente o número de atividades oferecidas. Diferente do passado, hoje existe uma série de oficinas e vasta temática abordada nas terapias ocupacionais”, analisa a psicóloga.
A formação de Juliana, foi voltada para a área de psiquiátrica, e também fez especializações na área da saúde.
“A doença mental é um desafio, que mantem a minha motivação. Gosto de fazer parte dessa equipe, estou chegando nesse novo momento do Hospital Mahatma Gandhi onde todos estão empenhados e engajados trazendo histórias e experiências em benefício do coletivo e dos pacientes. É uma troca muito importante”, finaliza juliana.
CONTINUIDADE
A supervisora de psicologia, Priscila Bastos, comemora a nova contratação e destaca a importância do aumento de profissionais na equipe, tendo em vista que a psicologia trabalha o acolhimento dos pacientes nesse processo, muitas vezes, traumático e doloroso, que é a internação.
“A psicologia trabalha os sentimentos, devolve o sentido e percepção do paciente com relação a sua doença, faz ele entender que existe uma doença e que ela pode ser tratada, além de muitas vezes trabalhar as questões familiares.
Para a supervisora, é de extrema importância a vinda de um novo profissional, proporcionando dedicação aos pacientes e melhor atendimento. “A vinda da Juliana foi fundamental para o aprimoramento do setor de psicologia, garantindo um número ideal de profissionais, além de dar mais tempo para que as psicólogas criem e desenvolvam novos projetos e novas atividades em prol do hospital e dos pacientes.
Priscila esclarece a função da psicologia, associada ao tratamento psiquiátrico, para alcançar bons resultados. “A psicologia vê o ser humano em seu lado vivencial e não só na questão química e biológica. Cuida das suas relações como um todo, proporcionando a reabilitação, por meio da aceitação do processo de tratamento, tornando possível a sua ressocialização à vida cotidiana, inserindo ao convívio social”, complementa a psicóloga.
Sobre os recursos medicamentosos, a psicóloga é categórica ao afirmar: “O recurso da medicação é extremamente essencial e eficaz, e associados a terapia e ao suporte psicológico o paciente passa a ter estrutura, novamente, alcançando a sua recuperação”, finaliza.
SERVIÇO
O Hospital Mahatma Gandhi está localizado na Rua Duartina, 1311, Vila Soto, Catanduva. Telefone 3524-9070.