HUSD implanta visita estendida na UTI Neonatal e Infantil

A UTI Neonatal e Infantil do Hospital Unimed São Domingos (HUSD), referência em atendimento de bebês prematuros extremos, implantou o projeto piloto “visita estendida”. Por meio do projeto, pai e mãe podem passar muito mais tempo com o filho. A visita que tinha duração de 1 hora (10h-11h), passou ser de quatro horas (12h às 18h) por dia.

Para a mamãe de Ravi Henrique, nascido com 28 semanas e internado desde junho, Lydia Miriam, a visita estendida é uma forma de amenizar a preocupação com a evolução do filho. “Aqui a vida é um sopro, por ele ser bem frágil está sujeito a ‘pegar’ de tudo (infeções, doenças). Com a ampliação no horário temos mais tempo de dar carinho, de dar atenção. O coração fica até mais aliviado”, disse.

A médica e cooperada da Unimed Catanduva, Thaisa Buraschi Sene Fernandes, que deu à luz ao seu segundo filho prematuro (Gabriel, internado há 60 dias), faz um comparativo da atual experiência. “Implantar a visita estendida é muito bom para as mamães na questão de proximidade com o bebê. Na primeira vez (nascimento do primeiro filho) em que era o período de pandemia, estava bem restrito os horários. Para termos notícia tinha que ligar ou aguardar até o outro dia. Algo que para um pai, ou uma mãe, é praticamente impossível”, relembrou.

Com a mudança, Thaisa aponta que a proximidade vai além da relação entre mãe e filho, estendendo agradecimento ao acolhimento da equipe, que além de prestar toda assistência técnica, lidam com a ansiedade e preocupações de toda família de prematuro. “É uma oportunidade para que as mães passem conhecer de perto a qualidade do serviço aqui (UTI infantil), ver que os filhos estão sendo muito bem atendidos. A mãe passa ter proximidade com a equipe médica, enfermagem, os auxiliares, aumenta a nossa confiança neles, vira nossa família”, completou.

Créditos: Divulgação | Unimed Catanduva

Publicações relacionadas

Leave a Comment