Inédito: lideranças exclusivamente femininas disputam presidência da CAA/AL e OAB/AL

Andréia Feitosa se candidata à presidência da OAB/AL, alinhada a Chapa 2 que tem Lavínia Cavalcante candidata à presidência da OAB/AL

“Eu venho motivada e empenhada para ser a renovação, a força e a coragem numa fase da Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas (CAA/AL). Quero somar a boa gestão, com a humanidade e ainda o trabalho árduo para o desenvolvimento de projetos que vão alavancar o direito em nosso estado.” É com esse discurso que a advogada Andréia Feitosa lançou sua candidatura à presidência da Caixa de Assistência da Advocacia da OAB/AL.

Andréia se associa a Chapa 2 e tem sua candidatura alinhada com a candidatura de Lavínia Cavalcante à presidência da OAB/AB. Essa é a primeira que lideranças femininas disputam em conjunto a cadeira de chefia de ambas instituições. Prontas para fazer história, a campanha avança para o pleito, previsto para acontecer no dia 19 de novembro (terça-feira).

“Pela primeira vez, registramos uma chapa liderada por mulheres como presidente e vice. Esta chapa é a realização de um sonho coletivo e será construída ao lado de nossa categoria. Hoje, plantamos a semente de uma OAB inclusiva, que valoriza e acolhe todos os advogados e advogadas. Uma OAB corajosa e independente. Somos a Chapa 2, somos a força da mulher para escrever um novo capítulo do direito em nosso país”, clama Andréia.

Entre suas principais propostas, a defesa de uma advocacia mais inclusiva ganha destaque. Algumas das propostas que antecedem a eleição está a criação da Casa da Mulher Advogada, um espaço dedicado em apoio a mulher advogada vítima de violência. “Eu mesma sofro constantemente com o sexismo no trabalho. Inclusive durante a minha candidatura. Porém, tenho pulso firme e, com coragem e inteligência, estou vencendo cada uma dessas pessoas que atiçam ódio contra mim, e contra nós mulheres. Quero levar essa sabedoria adiante num espaço próprio para nós, mulheres, trabalharmos”.

Além das propostas de equidade de gênero, a pauta da Chapa 2 ainda serve bastante incentivo ao conhecimento e as propriedades intelectuais. Outra proposta é a massificação de publicações de artigos especializados, também o ajuste de serviços prestados pela CAA/AL para atender as especificidades individuais de todos os profissionais, além da implantação de mais pontos de assistência no estado.

Outra grande proposta do grupo é o Plano de Previdência para os advogados alagoanos. Trata-se de um planejamento complementar, exclusivo para a advocacia, com tarifas flexíveis para oferecer aos profissionais de idade mais avançada, melhores condições de vida financeira. “Essa já é uma metódica comum no Brasil, mas, aqui em Alagoas nós não temos. Porém, a OAB de Pernambuco, por exemplo, já oferece este tipo de programa e é possível fazer por meio de parceria com a instituição financeira”, esclarece Andréia.

Em seus mais de 13 anos dedicados ao direito no estado de Alagoas, Andréia é pós-graduada em direito eleitoral e mestre em direito administrativo, além de Conselheira Seccional e Diretora de Comunicação da OAB/AL e vice-presidente da Comissão Nacional de Saneamento Básico e Sustentabilidade do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). “Quero somar toda minha expertise prática em direito com minha experiência em administração e liderança de departamentos públicos ou privados para poder elevar, melhorar e massificar as condições de trabalho para os profissionais da advocacia em nosso estado”, salienta.

Perseguição

Recém apresentada, a Chapa 2, de Andréia e Lavínia está sendo alvo de ataques e contrapontos que distorcem a realidade. Andréia relata que, com a proximidade das eleições, tais exclamações intensificaram. Essas intercorrências motivaram uma publicação em sua própria rede social.

“Cada ataque recebido só fortalece minha determinação. Nossa luta é por um espaço de igualdade e justiça, onde o talento e a dedicação das mulheres não sejam silenciados, mas celebrados. Precisamos avançar e pôr fim a uma gestão que não só é ineficaz, mas também violenta e desrespeita mulheres. Cada ataque recebido só fortalece minha determinação. Nossa luta é por um espaço de igualdade e justiça, onde o talento e a dedicação das mulheres não sejam silenciados, mas celebrados. Precisamos avançar e pôr fim a uma gestão que não só é ineficaz, mas também violenta e desrespeita mulheres continuamente”, dispara Andréia.

Assista ao vídeo completo neste link: https://www.instagram.com/reel/DCSmTL7tT57/?igsh=cHJwd3k0bnI0MHRh

Publicações relacionadas

Leave a Comment