Inscrições para intercâmbio no Malawi, Moçambique e Noruega encerram nesta sexta-feira (10)

Para quem tem o sonho de realizar um intercâmbio e aprender sobre a cultura, história e desenvolver habilidades que serão importantes para a carreira no futuro, a Sustenidos Organização Social de Cultura anuncia a prorrogação das inscrições para o MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange). Alunos, ex-alunos e profissionais do Projeto Guri – programa gerido pela Sustenidos – podem se cadastrar até esta sexta-feira, 10 de abril, às 12h, por meio do site http://www.sustenidos.org.br. Até seis selecionados, de 18 a 25 anos, embarcarão para a Noruega, Malawi e Moçambique, em agosto de 2020.

O Move é um programa de intercâmbio e voluntariado entre as organizações musicais JM Norway, Music Crossroads Malawi, Music Crossroads Moçambique e Sustenidos, membros da Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países). Desde 2015, a iniciativa já beneficiou 26 jovens brasileiros e 26 jovens estrangeiros.

Os selecionados permanecerão pelo período de 10 meses em um dos países listados e terão a oportunidade de atuar como voluntários em projetos musicais, sociais e culturais – como festivais, competições e capacitações. O programa é custeado pelas forças de paz da Noruega (Fredskorpset – FK Norway) e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de novas habilidades individuais, interpessoais e culturais dos jovens, ampliando e enriquecendo também as referências das comunidades onde eles desenvolvem projetos e atividades transformadoras.

Para concorrer é necessário:

– Ser aluno, ex-aluno e/ou educador do Projeto Guri dos polos localizados no litoral ou interior paulista ou ser profissional da Sustenidos, com participação/atuação comprovada de pelo menos 18 meses;

– Ter no mínimo 18 anos e no máximo 25 anos (completos em fevereiro de 2020);

– Comprovar atuação no âmbito da música por meio de carta de recomendação do empregador, do educador ou da instituição de música da qual frequenta;

– Apresentar a documentação exigida;

– Enviar o vídeo onde o candidato se apresenta e mostra seu conhecimento musical (performance);
– Possuir conhecimento em inglês.

Os candidatos passarão por uma pré-seleção, seguida de uma entrevista e testes. Serão avaliados conforme os seguintes critérios: responsabilidade, habilidade musical, comunicação, atributos pessoais, entre outros.

Inscrição: basta acessar o site da Sustenidos, preencher o formulário com informações pessoais e enviar os documentos e materiais solicitados pela instituição. Em caso de dúvidas, envie seu e-mail para [email protected]

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; CCR AutoBAn; Instituto CCR; SulAmérica; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; Supermercados Tauste; Banco Votorantim; VALGROUP; Novelis; EMS; Capuani do Brasil; Faber-Castell; Pinheiro Neto; Santander; Raízen; BTP; Distribuidora Ikeda; Grupo Maringá; Instituto 3M; Supermercados Rondon; Frigol; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; ENEL; GRUPO GR; Cipatex; Grupo Herval.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 810 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos
Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/.

Fonte: Máquina Cohn & Wolfe

Publicações relacionadas