Com aulas em andamento desde 26 de janeiro, instituição de Rio Preto reforça papel da escola como espaço de aprendizado, proteção, inclusão e desenvolvimento social em Rio Preto
Com o ano letivo em andamento desde 26 de janeiro, o Instituto Alarme desenvolve atividades pedagógicas e ações de acolhimento emocional e social para mais de 400 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social atendidos pela instituição em Rio Preto. Desde o retorno às aulas, professores, coordenadores e equipes pedagógica, psicológica e social colocam em prática o planejamento construído ao longo do mês de janeiro, reforçando o papel da escola como espaço seguro, inclusivo e fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes.
A preparação antecipada reforça a importância da escola como um dos principais espaços de proteção da infância. Para muitas crianças, a volta às aulas é aguardada com expectativa, seja pela saudade dos amigos, seja porque a escola representa um ambiente seguro, estruturado e acolhedor. Estar dentro da escola e não nas ruas garante proteção contra diferentes formas de violência e assegura um direito fundamental da criança: o direito à segurança.
Com mais de 70 anos de atuação, a instituição oferece ensino regular do 1º ao 9º ano, alimentação diária, atividades no contraturno escolar e acompanhamento psicossocial, garantindo atenção integral ao desenvolvimento dos estudantes. As crianças permanecem em período integral na instituição, dividindo o dia entre o Colégio Helaine Munia, escola mantida pelo próprio Instituto, e as atividades do contraturno escolar, destinadas aos alunos do 1º ao 5º ano. Já os adolescentes do 6º ao 9º ano participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), voltado ao desenvolvimento social e emocional.
Impacto social
No contraturno, os alunos do 1º ao 5º ano participam de oficinas que complementam o aprendizado escolar e estimulam habilidades cognitivas, socioemocionais e físicas. As atividades incluem artes, corpo e movimento, linguagens e comunicação, educação financeira com jogos de raciocínio, meio ambiente, saúde e nutrição, além de ações voltadas à diversidade cultural e ao fortalecimento de habilidades socioemocionais.
Para os adolescentes do 6º ao 9º ano, o SCFV oferece oficinas de arte, dança, jump, iniciação esportiva, karatê, judô, muay thai, capoeira e origami, promovendo disciplina, cooperação, expressão corporal e fortalecimento da autoestima, além de contribuir para a prevenção de situações de risco social.
Entre as famílias atendidas está a de Amanda Aparecida dos Santos, mãe solo de seis filhos. Três deles estão atualmente matriculados no Instituto Alarme, e dois mais velhos também já passaram pela instituição. Já a caçula está matriculada em uma creche de Rio Preto. Amanda encontra no Alarme uma oportunidade concreta de transformação para a família. Um dos exemplos é Erik, que cursa o 9º ano e iniciou, neste ano, o programa do Senac – Preparação para o Mundo do Trabalho, dando os primeiros passos rumo à inserção no mercado e à construção de um futuro com mais perspectivas.
Janeiro sem pausa
Mesmo durante o período de colônia de férias, o mês de janeiro foi marcado pela atividade interna no Instituto. A equipe atuou na formação dos educadores, no alinhamento pedagógico, na organização das salas e no planejamento das ações que serão desenvolvidas ao longo do ano. O objetivo é garantir que os estudantes encontrem um ambiente preparado para acolher, ensinar e proteger.
A preparação vai além do conteúdo pedagógico. O Instituto trabalha a retomada dos vínculos, o cuidado emocional e a construção de estratégias de acolhimento para crianças e adolescentes que vivem em contextos de vulnerabilidade social. O programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com olhar atento às situações que podem comprometer o pleno desenvolvimento físico, emocional e social.
Creusa Manzalli, presidente do Instituto Alarme, afirma que educação de qualidade não se improvisa e começa muito antes do primeiro dia de aula. “A escola não se resume ao momento em que o aluno está em sala de aula. Existe um trabalho prévio, cuidadoso e responsável, para que esse espaço cumpra seu papel de proteção e desenvolvimento.”
Outro pilar do trabalho desenvolvido pelo Instituto é a inclusão e a acessibilidade. A instituição atende crianças com deficiências e síndromes, promovendo um ambiente onde a diversidade é tratada de forma natural. O objetivo é garantir que nenhuma criança se sinta excluída ou sofra preconceito, fortalecendo o respeito e a convivência desde os primeiros anos escolares. “Aqui, a inclusão acontece no dia a dia, sem rótulos. As crianças convivem, aprendem e crescem juntas”, destaca Creusa.
Serviço
Instituto Alarme – Rio Preto.
Informações: (17) 3226-4100 e institutoalarme.org.br.
Sobre o Instituto Alarme
O Instituto Alarme é uma organização da sociedade civil que atende atualmente mais de 400 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Rio Preto. A instituição oferece ensino do 1º ao 9º ano, além de alimentação e atendimento psicológico e social. Com a missão de despertar a sobrevivência, convivência, evolução social e humana para quem dá e quem recebe, o Instituto atua com base em valores como humanização, ética, transparência, excelência e orgulho pelo impacto social gerado. Informações: (17) 3226-4100 e institutoalarme.org.br.
Siga o Alarme:
Instagram: @institutoalarme.
