Estão inscritos para participar do treino 450 atletas amadores, profissionais e pessoas com diferentes deficiências – motora, visual e intelectual. A ação, que também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Rio Preto, terá início às 6h e será realizada em um circuito de 5,2 km localizado na região da avenida Juscelino Kubitschek, próximo ao Shopping Iguatemi, em Rio Preto.
Cada atleta fará o treino respeitando o seu limite, seja caminhando, correndo, pedalando ou praticando qualquer outra atividade física. As pessoas com deficiência irão participar de forma especial: com ajuda de atletas guias. Os visuais e intelectuais irão correr ou caminhar com um voluntário ao lado, os com deficiência física serão conduzidos por meio de cadeiras especiais. Além disso, as pessoas com deficiência visual também poderão pedalar com ajuda de voluntários em bicicletas do tipo Tandem, que possuem dois assentos.
“O objetivo do treino é promover a inclusão social e a diversidade, incentivar a prática esportiva e a qualidade de vida, além de conscientizar sobre a equidade de direitos e a necessidade de oferecer oportunidades para pessoas com deficiência em geral”, explica o presidente do Instituto Unimed Rio Preto, Gilmar Valdir Greque.
Cinco assessorias esportivas da cidade – Bady Fitness; Briani Assessoria Esportiva; CH Runners; Igor Lorenzzato; e Outdoor Assessoria Esportiva – darão apoio ao treino. Distribuídas pelo circuito, a cada 1 km, elas serão a base para os atletas com distribuição de hidratação e frutas.
“Promover a inclusão faz parte dos compromissos da Unimed Rio Preto diariamente. Se isso for feito por meio do esporte, a ação se torna ainda mais completa e efetiva. Temos certeza de que este 1º Treino de Inclusão será um marco para a cidade e o primeiro de muitos”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Unimed Rio Preto, José Luis Crivellin.
Fonte: Comunic Comunicação Corporativa