“Se o poder público não gerar moeda, não fizer os investimentos em infraestrutura e oferecer crédito aos empresários, vamos ter, com certeza, dificuldades para a retomada”, resumiu o deputado estadual Itamar Borges (MDB) uma posição convergente entre parlamentares da região que participaram da live promovida pelo LIDE Rio Preto no início da tarde desta terça-feira, 28 de março, para debater o tema “Impacto da Covid-19 na economia do Noroeste Paulista e o projeto para a retomada do Estado de SP”.
Por quase duas horas, Itamar, Carlão Pignatari (PSDB), líder do Governo Doria na Assembleia Legislativa de São Paulo, e os deputados federais Geninho Zuliani (DEM) e Luiz Carlos Motta (PL) falaram dos efeitos da quarentena na economia, mas também dos projetos para estimular a retomada das atividades empresariais e do consumo num cenário de pós-pandemia.
Itamar destacou que a região Noroeste deve ser especialmente beneficiada com a flexibilização da quarentena no Estado de São Paulo, de acordo com medidas que serão anunciadas pelo governo estadual no próximo dia 8 de maio. Os municípios terão maior ou menor relaxamento das regras de isolamento social conforme nível de risco, que será medido pelas cores vermelha, amarela e verde. “A nossa expectativa é de que a nossa região esteja quase toda verde, com um ou outro ponto amarelo e olhe lá”, afirmou.
Itamar e os deputados lembraram ainda que, apesar do isolamento, cerca de 75% das atividades econômicas em São Paulo continuam funcionando. “Mas os 25% que não estão são a parte mais perceptível. É o comércio, é onde você passa, vê e sente. Eu nasci dentro comércio. Presido a Comissão de Atividades Econômicas dentro da Assembleia, vivo isso. Fui prefeito por três mandatos, o Geninho e o Carlão também foram. Temos um pouco dessa visão de uma ponta e de outra. O governador, os prefeitos são levados a decidir dessa forma. Mas governador nenhum, prefeito nenhum quer fechar seu Estado ou quer fechar sua cidade. Querem desenvolvimento”, afirmou.
Outra posição unânime entre os deputados foi em relação ao acerto das medidas de isolamento tomadas pelo governador João Doria (PSDB) para deter o alastramento da pandemia no Estado. Posição que também foi elogiada pelo médico Helencar Ignácio, presidente do Unimed Rio Preto e integrante do comitê de gestão do LIDE na área de Saúde. “Doria acertou em cheio no isolamento”, afirmou Helencar, que também participou da live. Presidido pelo executivo e apresentador Marcos Scaldelai, o LIDE Rio Preto congrega cerca de 150 associados entre empresários de Rio Preto e região.
Fonte: Assessoria/Deputado