Josie Mengai expõe sua arte em Roma

Natural de Hong Kong, China, naturalizada brasileira, a artista visual Josie Mengai participará, de 9 a 19 de setembro, da exposição internacional ‘Arte Sem Fronteiras’. A artista integra o grupo dessa mostra na Galeria La Pigna, em Roma, com curadoria de Ligia Testa e Sandra Setti.

Formada em Geografia e Estudos Sociais pela FFLCH-USP, SP, sua trajetória artística inicia com estudos de pintura a óleo e desenho artístico em Campinas, SP, onde desenvolveu técnicas de lápis grafite, lápis de cor, giz pastel, nanquim bico-de-pena, aguada de nanquim e aquarela, sua preferência.

A diversidade de ambientes onde residiu (Hong Kong, São Paulo, Amapá, Pará, Rio de Janeiro, West Virginia, Estados Unidos e, atualmente, Campinas, SP) confere à Josie vasta diversidade cultural, ainda mais pela afirmação da artista sobre sua forte ligação com a água. Ela conta: “meu mundo sempre girou em torno da água. Após cruzar os Oceanos Pacífico, Índico e Atlântico, cheguei no Brasil com minha família. Vivi às margens do majestoso Rio Amazonas e, mais tarde, dos riachos e cachoeiras de Itatiaia, cujas memórias são para mim lugares inesquecíveis”.

Josie possui trabalhos em coleções particulares no Brasil, Argentina, Estados Unidos, França e Itália, realizou oito exposições individuais e 29 exposições coletivas no Brasil, com muitas premiações; participou de 2 exposições no exterior, na Áustria e nos Estados Unidos; fez parte da publicação de dois livros de arte: “Obra Prima” e “Artes em Destaque”, e da revista “ARTisSpectrum Magazine”, de NY, edições de abril e novembro de 2017.

Em 2016 e 2017 foi representada pela Agora Gallery, Nova Iorque, NY, Estados Unidos; desde 2018 é representada pela Galeria Lígia Testa, Campinas, SP.

A artista se diz apaixonada por paisagens brasileiras, em especial rios, reflexos em água, marinhas; felinos pois nasceu no ano lunar chinês do tigre; flores, que são a natureza no seu apogeu; acabando por pintar uma série de objetos corroídos pelas forças da natureza ou gastos pelo uso humano e que já tiveram seus dias de glória.

Em suas obras, sempre busca transmitir alegria utilizando cores vivas e de intensa luminosidade. Evidenciando detalhes, em trabalhos minuciosos e elaborados que podem ser vistos claramente em seus quadros.

Vestígios do Tempo

 

Vestígios do Tempo II

 

Vestígios do Tempo III

Publicações relacionadas