Exemplo disso é Radadh Pereira, sócio-fundador da Jack Chicken, rede de franquias que comercializa generosas porções de frango frito crocante na cidade de São Paulo. Junto com o irmão, Raseck Ricarte, desenvolveu uma receita que tem feito sucesso na Zona Leste da cidade.
Todos os meses, a marca da dupla vende mais de duas toneladas de frango e batata, que são entregues via delivery na região mais populosa da cidade.
“Os frangos são acompanhados de batata rústica e molhos especiais. Desenvolvemos este modelo durante mais de um ano e hoje já são seis unidades na capital”, explica o empresário.
O segredo, segundo ele, é fugir do padrão e buscar novas formas de inovação. “Ao desenvolver a nossa receita, tivemos que descartar várias outras. Fora a escolha das batatas e novos produtos que têm sido desenvolvidos”, revela.
“Para desenvolver um lanche, por exemplo, precisamos testar as receitas com diferentes tipos de ingredientes. Às vezes, o segredo está no pão ou no molho que vai sobre a carne. Só que não para por aí. Depois de testado, você ainda precisa encontrar um bom fornecedor, que garanta a padronização daquilo que vai ser vendido nas suas lojas”.
A partir disso, o empresário listou quatro dicas para quem quer empreender.
Confira.
Esteja sempre insatisfeito (mas não muito!)
A insatisfação não deve gerar um clima negativo no ambiente do trabalho, sobretudo, se você atua com uma equipe relativamente grande. Cobranças devem fazer parte da rotina, mas deve haver equilíbrio. Pessoas precisam estar motivadas no dia a dia e seu papel como líder é liderar. Mas tenha como meta sempre a busca pela inovação, pelo diferente. Em momentos de crise, um produto diferenciado pode salvar o seu negócio.
Aprenda a lidar com as incertezas
Jovens, em geral, são imediatistas. Querem resolver as coisas do dia para a noite, mas nem sempre isto é possível. A Pandemia é o maior exemplo de instabilidade e incerteza que um empresário pode ter. Para que uma empresa aguente as dificuldades com relativa tranquilidade é preciso ter planejamento, tanto estratégico quanto financeiro.
Entenda como funciona a gestão de um negócio
Ao entrar no mercado é o seu nome que está em jogo, a sua reputação. É preciso manter a qualidade em tudo aquilo que é oferecido aos clientes. Isto só é possível com boas regras de governança (mesmo que a empresa seja pequena) e gestão de caixa adequada. Imagine uma orquestra com uma centena de instrumentos. Todos precisam estar afinados e tocar juntos, sem erros. E isto vale tanto para tarefas burocráticas quanto para o atendimento ao público.
Busque orientação
Nem tudo precisa ser realizado por apenas uma pessoa. Existem gurus e consultores que podem ajudar um jovem empresário na gestão de um negócio. Se esta pessoa já conhece algum empresário do mesmo ramo, por exemplo, uma aproximação sempre é válida. Pessoas mais velhas já passaram por outras crises e podem trazer uma visão menos pessimista das coisas. Divida seus erros, acertos e dúvidas. Isto sempre ajuda!