A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lança nesta sexta-feira, dia 9, o livro “Catanduva, 100 anos de história e arte”, cuja organização está sob a responsabilidade de Heraldo Márcio Galvão Júnior. O lançamento, aberto ao público, será no Centro Cultural, às 20 horas, com sessão de autógrafos.
A edição foi contemplada pelo Edital de Incentivo às Artes de 2017 e integra as comemorações do Centenário da cidade. Além deste estímulo, com premiação por meio do Fundo Municipal de Cultura, a publicação contou com o apoio e capacidade dos autores dos capítulos, que abraçaram o projeto.
De acordo com Galvão Júnior, a obra é dividida em quatro capítulos e retrata partículas da história de Catanduva, ao longo do século 20, nas áreas da literatura, teatro, música, artes plásticas, arquitetura e cinema. O objetivo é trazer à tona a realidade social, política e cultural do município.
Ao tratar da história e artes da cidade desde a sua fundação, a obra resgata fatos e apresenta os atores sociais que ajudaram a construir ou modificar as formas de fazer e de pensar dos cidadãos. A ideia para a criação, de acordo com o organizador, surgiu durante a sua graduação, quando cursou a faculdade de História na Unesp de Assis.
“Escrever sobre a cidade na qual nasci e fui criado gerou um intenso prazer e satisfação, ainda mais quando se cresce em uma família como a minha, feita de seresteiros, músicos e amantes da arte e da cultura popular brasileira”, disse.
Serão doados livros à Biblioteca Municipal e às escolas municipais e estaduais, ao Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e demais faculdades do município.
Conteúdo
A embriaguez de Atena e Dioniso: folhas, papeis, rimas, palco…
Heraldo Márcio Galvão Júnior
Regina Paula Biassi Galvão
Paulo Leonardo Brunetti
Os cinemas catanduvenses de hoje e de outrora
Felipe Boso Brida
Entre bailes e serenatas: uma pequena história social da música catanduvense
Paulo Leonardo Brunetti
Jéssica Teixeira Careon
De Calixto a Jerônimo; do eclético ao moderno: artes plásticas e arquitetura em Catanduva
Roberto Mazinini
Iara Mazinini Rosa
Fonte: Assessoria/Prefeitura