Dentista referência da cidade de Carmo do Rio Claro (MG) conquista espaço no carnaval de São Paulo
A trajetória de Lúcia Helena com a Vai-Vai começou em novembro de 2024, quando recebeu uma ligação inesperada do presidente da escola de samba. Dentista mineira, mestre pela Unicamp e especialista em bucomaxilofacial, ela jamais imaginou que pisaria na avenida como musa. Mas sua história é marcada por desafios, superação e a convicção de que uma mulher pode se destacar onde quiser.

Natural de Minas Gerais, Lúcia Helena mantém suas raízes no agronegócio. Sua família é reconhecida pela atuação no setor de gado e café, e essa conexão com o campo nunca se perdeu. Aos 17 anos, Lúcia deixou sua cidade natal para cursar odontologia em Belo Horizonte e, aos 23, já estava formada. Dedicada, especializou-se em bucomaxilofacial, conciliando residências e um mestrado em engenharia.
“Ou eu estava no hospital fazendo minha residência, ou estava em laboratório fazendo meu mestrado”, relembra. Em 2019, prestes a morar fora do país, teve seus planos interrompidos pela pandemia e decidiu retornar a Minas para abrir seu consultório.
Mas sua trajetória não se resumiu ao campo profissional. Viveu um relacionamento de três anos que a fez perder sua essência, porém, ao se ver livre desse ciclo tóxico, Lúcia renasceu. “Sabe quando você está em um relacionamento e a pessoa te apaga? Você vai vivendo esse mundinho…” O fim desse ciclo foi doloroso, mas transformador. “Se eu estivesse com ele, não estaria desfilando. Me libertei e renasci como mulher.”
O convite para a Vai-Vai foi inesperado e a fez refletir sobre essa nova experiência. No entanto, ao visitar o ateliê de Antara Gold, drag queen e estilista queridinha dos famosos, encontrou sua resposta: “Cheguei no ateliê, bati o olho em uma imagem de Nossa Senhora eu tive a certeza que estava no lugar certo. Entre tantos vestidos brilhosos, o que mais brilhou foi a imagem, sabendo que ela estava me guiando sempre”.
Aos 32 anos, Lúcia Helena se tornou um exemplo de coragem e reinvenção. Dentista de excelência, mulher independente e musa da Vai-Vai, ela prova que a vida é feita de novos começos e que acreditar em si é o primeiro passo para brilhar, seja no consultório ou na avenida.
Lúcia desfilará pela Vai-Vai, no Sambódromo do Anhembi, no dia 01 de março, às 5h.