Yahoo Notícias
Marcelo Odebrecht e os procuradores da Operação Lava Jato chegaram a um acordo de delação premiada, segundo o jornal O Globo. Esta é a maior série de acordos já firmada no país.
Além do mandatário da maior empreiteira do país, mais de 50 executivos e funcionários també já fecharam delação. Outros ainda estão pendentes de acertos finais entre investigadores e investigados.
Segundo uma fonte do Globo, os acordos não agradaram os procuradores em sua totalidade, mas ainda assim, são abrangentes. A previsão é atingir grandes líderes de vários partidos e colocar o sistema político em cheque.
No caixa dois da Odebrecht não havia distinção partidária ou ideológica, diz a fonte. A regra era exercer o pragmatismo na guerra pelos melhores contratos com a administração pública, de acordo com o Globo.
DELAÇÕES PODEM DEMORAR
O número de delatores cria um problema estrutural para o MPF. Isso porque dez investigadores vão interrogar os mais de 50 executivos.
Além disso, cada delator nunca presta menos que dez longos depoimentos. Alguns são chamados para prestar esclarecimentos mais de 50 vezes. Ou seja, não se sabe ainda quantos depoimentos cada investigador terá que conduzir.
Foto: Cícero Rodrigues/