Numa parceria entre AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) e o curso de Medicina/Fameca-Unifipa foi realizado mais um ciclo de capacitação em ‘Suporte avançado de vida cardiovascular’ – ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support) para 32 participantes, entre graduandos do último ano do curso e dois médicos. O curso aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de agosto na Unifipa.
O ACLS – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, com certificação da American Heart Association, enfoca as ações para reconhecimento e intervenção da parada cardiorrespiratória com o intuito de melhorar as habilidades do profissional médico em situações de pré-parada, parada e cuidados imediatos com pacientes pós-ressuscitação. Para receber o certificado de conclusão do curso os participantes devem ser aprovados nos testes prévio de habilidades em exame on-line, oferecido em inglês e português pela AHA, e obter pontuação mínima de 84%. “O treinamento é baseado na simulação de situações reais e estações práticas nas quais os alunos irão aprender técnicas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), uso de desfibrilador externo automático (DEA) e alívio de asfixia”, explicou Adailton Braga, que ministrou a capacitação ao lado de Wilson Oliveira Filho, médicos intensivistas e instrutores da AMIB.
O coordenador do curso de Medicina, Dr. Jorge Valiatti, comemora o sucesso e adesão dos participantes. “Com grande alegria recebo os colegas Dr. Wilson Oliveira Filho, de Manaus/AM, e Adailton Braga, de Fortaleza/CE, para mais um ciclo dos cursos ACLS em nossa instituição. Foram dois cursos com 16 alunos em cada turma”, disse Dr. Valiatti, que programa novas turmas para setembro deste ano.
Fotos: Comunicação FPA