Comenda de dimensão nacional, que foi entregue para nomes consagrados da Medicina brasileira, como Adib Jatene, Dráuzio Varella, e Ivo Pitanguy, será concedida nesta terça-feira ao médico e deputado federal Dr. Sinval Malheiros (Podemos – SP) pelo presidente da República, Michel Temer, e pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros.
Em comunicação oficial, enviada pelo Ministério da Saúde, Ricardo Barros informou que o nome de Malheiros foi incluído no Decreto Presidencial “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à saúde pública brasileira”. Malheiros realiza há mais de 40 anos mutirões de consultas e de cirurgias, beneficiando famílias de baixa renda e diminuindo as filas do SUS – Sistema Único de Saúde.
A solenidade de imposição da insígnia da Ordem do Mérito Médico será reagendada pelo Palácio do Planalto. “A Ordem do Mérito Médico é uma condecoração criada em 1950, e tem por finalidade premiar médicos que prestaram serviços notáveis ao país”, reforça Ricardo Barros.
Já o presidente Michel Temer afirma que “o médico exerce um sacerdócio. Ele presta um serviço social relevantíssimo porque está levando para as famílias, quando chamado é, a esperança da recuperação”. E acrescenta: “a Ordem é importante por motivar e moldar a classe, servindo como incentivo aos outros profissionais e à sociedade brasileira”.
Saiba mais – O médico Dr Sinval Malheiros cursou a Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA), onde concluiu o curso em 1977. Especializou-se no Hospital do Servidor, em São Paulo, e fez estágios na Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos) e St. Mark’s Hospital (Inglaterra). Trabalhou em São Paulo nos hospitais Umberto I, Santa Catarina, das Clínicas, Beneficência Portuguesa e do Servidor. Em todos foi condecorado e homenageado pela excelência de seu trabalho.
Especializou-se em cirurgia gástrica, cirurgia bariátrica, proctologia, gastroenterologia, vídeo laparoscopia e cirurgias gerais. É hoje um dos profissionais de Medicina de maior produtividade do País. Além de ajudar na formação de novos médicos todos os anos, como professor da FAMECA.
Em diversas cidades do interior paulista, realiza milhares de consultas e cirurgias gerais, tudo sem nenhum custo aos pacientes. Sua benemerência resultou em uma série de títulos de cidadania, honraria máxima concedida pelas cidades paulistas aos seus maiores benfeitores.
Recebeu ainda certificações e agradecimentos pela ajuda oferecida de dezenas de hospitais e santas casas espalhados pelo interior paulista. Por este desempenho, foi declarado oficialmente o representante da Frente Parlamentar de Defesa das Santas Casas no Estado de São Paulo.
Fonte: Assessoria/Deputado