O Museu de Arte Moderna de São Paulo convida o público para visitar, a partir de 2 de março, às 19h, a exposição A biblioteca de Aracy Amaral: referências e exposições. Com curadoria de Gabriela Gotoda, assistente pesquisa do museu, e Pedro Nery, museólogo do MAM, a mostra irá abordar a relação histórica da crítica e curadora Aracy Amaral com a instituição, representada através de publicações e cartazes das mostras realizadas por ela na instituição ao longo de cinco décadas. A exposição tem como ponto de partida a doação de mais de 700 volumes da sua biblioteca particular para o acervo da Biblioteca Paulo Mendes de Almeida do MAM, onde a exposição será sediada.
O recorte presente nesta mostra irá privilegiar os catálogos das mostras realizadas por Aracy Amaral no MAM, entre exposições individuais, exposições coletivas históricas e exposições coletivas contemporâneas. O público também poderá conhecer toda a coleção de livros que foi doada e que está guardada em uma prateleira específica na Biblioteca, remontando a um espaço particular.
Desde os primeiros anos de sua fundação, o Museu de Arte Moderna tem Aracy Amaral como uma de suas colaboradoras. A crítica e curadora de arte trabalhou como monitora na II Bienal de São Paulo (1954), que naquele momento era realizada pelo museu.
De lá para cá os caminhos de Aracy e do MAM se cruzaram inúmeras vezes, tendo ela contribuído para diversas exposições, publicações e também para a gestão do MAM, como conselheira e parte da Comissão de Arte. Foi curadora do 34° Panorama da Arte Brasileira, em 2015, e mais recentemente, ao lado de Regina Teixeira de Barros, da exposição Moderno onde? Moderno quando? A Semana de 22 como motivação, que marcou o centenário da Semana de Arte Moderna no MAM. Desta forma, esta exposição, que celebra também a relação de Aracy com o MAM, é bastante significativa no ano em que o museu completa 75 anos.
“A doação de Aracy Amaral de uma parte de sua biblioteca pessoal para o Museu de Arte Moderna de São Paulo conduziu a Biblioteca Paulo Mendes de Almeida a orgulhar-se de ser depositária desse legado intelectual e a olhar retrospectivamente para a sua atuação nesse museu”, comenta Pedro Nery, museólogo do MAM e curador da exposição. “Aracy Amaral é uma figura de extrema importância para a história e o cenário da arte, da crítica e da curadoria no Brasil. É com prazer que celebramos as suas contribuições ao MAM e encorajamos o olhar sobre seu repertório e produções”, ressalta Cauê Alves, curador-chefe do MAM.
Serviço:
Biblioteca de Aracy Amaral: referências e exposições
Abertura: 2 de março, quinta-feira, às 19h
Período expositivo: 2 de março a 28 de maio de 2023
Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo, Biblioteca Paulo Mendes de Almeida
Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)
Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30)
Ingressos: gratuito na ocasião da abertura, com retirada através do site. Nos demais dias de visitação, de terça a sábado, os ingressos custam R$25,00 inteira e R$12,50 meia-entrada. Aos domingos, a entrada é gratuita e o visitante pode contribuir com o valor que quiser.
Os ingressos podem ser adquiridos através do site, mam.org.br/ingressos, ou de forma presencial, no museu.
*Meia-entrada para estudantes, com identificação; jovens de baixa renda e idosos (+60). Gratuidade para crianças menores de 10 anos; pessoas com deficiência e acompanhante; professores e diretores da rede pública estadual e municipal de São Paulo, com identificação; sócios e alunos do MAM; funcionários das empresas parceiras e museus; membros do ICOM, AICA e ABCA, com identificação; funcionários da SPTuris e funcionários da Secretaria Municipal de Cultura.
Telefone: (11) 5085-1300
Acesso para pessoas com deficiência
Restaurante/café
Ar-condicionado
Fonte: a4&holofote comunicação