Sandra Ciclini é montadora de móveis há alguns anos. Conheceu e se apaixonou pela profissão com seu pai, que era carpinteiro. Mas não seguiu a profissão de cara, se formou em educação física e começou a ser_ personal trainer_. Quando o pai, já em idade avançada, precisou de sua ajuda no galpão, ela foi e não parou mais.
Começou a conciliar as duas profissões e procurar cursos que a dessem o conhecimento necessário. Trabalhou com o irmão e com um velho amigo do pai, sem sucesso. Decidiu então abrir seu próprio galpão e conheceu o curso “Achei Montadoras” oferecido pelo e-commerce de montagem Achei Montador, em parceria com o Sebrae e a Leo Social. Foi então que começou a ganhar dinheiro e experiência com a profissão.
Sandra é uma das 78 montadoras em exercício hoje pela Achei Montador dos mais de 500 profissionais atuantes na grande São Paulo. A oportunidade se deu depois que a empresa fez uma pesquisa e constatou que mulheres se sentiam mais confortáveis com profissionais femininas dentro de casa.
“Começamos a perceber um volume muito alto de solicitações por montadoras mulheres, principalmente por nossas clientes, que se sentem mais à vontade com uma presença feminina dentro de suas casas”, explica Geraldo Rigoni, CEO da Achei Montado, único e-commerce de montagem de móveis do Brasil.
O curso já teve duas edições e qualificou dezenas de mulheres, que tiveram a possibilidade de ingressar no e-commerce e começar a atender na grande São Paulo. Hoje, as colaboradoras correspondem a 15,23% de todos os profissionais disponíveis na região e ganham 25% a mais que os homens, uma tentativa de valorizar as profissionais e incentivá-las a continuar na profissão.
A expectativa é ampliar o número de mulheres atuantes na empresa. “Nós já temos mulheres atuando na região metropolitana de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Para o ano que vem, o plano é aumentar o número de mulheres qualificadas nessas capitais e levar nosso curso para outras regiões brasileiras”, completa Rigoni.
Apenas 37,4% dos cargos gerenciais são ocupados por mulheres no Brasil, segundo pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Apesar de mais instruídas, as colaboradoras recebem 77,7% do salário que homens recebem. Ainda assim, a inserção em profissões consideradas masculinas está aumentando. Segundo o Confea, em 2017, a presença feminina no mercado de trabalho saltou 28,1% em comparação com o ano anterior. Atividades como engenharia civil,
aeronáutica e política registraram crescimento no número de mulheres matriculadas na graduação e em exercício.
Sobre a Achei Montador
Fundada em julho de 2009 e com sede na Av. Paulista em São Paulo, é pioneira no e-commerce de montagem de móveis e serviços no país, tem a Amazon, considerada uma das cinco grandes empresas de tecnologia mundial, como principal parceira, além de gigantes do varejo nacional. Destaca-se pelo pioneirismo e inovação, além de uma comunicação mais próxima com os contratantes e sua capacidade de se adaptar às
necessidades do mercado. Desde 2021, agregou outros serviços ao e-commerce, como manutenção de ferragens e puxadores, instalação de eletrodomésticos e de suportes.
Fonte: Assessoria de comunicação Achei Montador