Hoje uma empresa com centenas de lojas, a maior rede de farmácias do estado do Paraná e a sétima no ranking em número de pontos de vendas e faturamento do Brasil, segundo levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a Nissei começou sua história há 38 anos, em Curitiba (PR), de forma modesta e com passagens inusitadas.
A rede foi fundada pelo neto de imigrantes japoneses que se estabeleceram na região paranaense do Norte pioneiro, Sergio Maeoka, que na década de 1970 se mudou com os pais e irmãos para a capital do estado. Após acumular experiências em outras redes do ramo, nas quais passou por cargos de office boy, atendente e gerente, Maeoka decidiu abrir sua própria farmácia em 1986, quando teve a oportunidade de adquirir uma pequena loja de 40 metros quadrados (m²) no bairro curitibano das Mercês.
“Como o faturamento previsto era baixo e não daria conta do sustento da minha família, acabei montando uma pastelaria para ter capital de giro. Fui, então, aprender a fazer pastel, coxinha, salgados em geral. Eu gostava de cozinhar e precisava me especializar. A lanchonete ficava no Parolin, do outro lado da cidade, dica de um primo que tinha comércio lá e comentou que no bairro praticamente não havia opção de alimentação”, conta Maeoka.
Poucos meses depois, o ponto das Mercês foi pedido pelo proprietário do imóvel e Maeoka acabou comprando a farmácia de um conhecido no Centro da cidade, na rua Visconde de Nácar. Havia, contudo, um porém: ele não tinha o dinheiro à vista para concretizar o negócio.
“A solução foi dar um Chevette que eu tinha como entrada e parcelar o restante. Em razão da localização, o movimento era alto e o faturamento, muito bom. Éramos a única farmácia da região que aceitava tíquete alimentação”, lembra o empresário.
A segunda Nissei foi inaugurada apenas no início dos anos 1990, na Praça Rui Barbosa, também no Centro da capital paranaense. Nessa época, Maeoka ainda se dividia entre as farmácias e a lanchonete. Os pastéis foram um suporte importante até a abertura da quarta loja da Nissei, quando os esforços passaram a ser concentrados integralmente no ramo farmacêutico.
De pai para filho – Desde 2020, a Nissei tem como CEO o filho de Sergio Maeoka, Alexandre, que acumulou conhecimentos em diversas áreas da rede, incluindo Tecnologia da Informação (TI), Logística e Recursos Humanos (RH), até se sentir pronto para assumir a gestão da companhia. Formado em Engenharia da Computação, Alexandre nunca foi pressionado pelo pai para atuar no negócio, tanto que passou por outras empresas até decidir se dedicar à Nissei.
“Quando um negócio é novo, o fundador acaba sendo uma espécie de ‘Super-Homem’: é ele quem contrata, vende, pensa na propaganda. Mas conforme o tempo vai passando, é preciso profissionalizar, trazer gente de mercado para somar nos setores estratégicos. Mais do que manter a empresa funcionando, deve-se fazer com que ela cresça. Nos últimos anos, portanto, focamos na profissionalização da Nissei e fortalecemos a governança da rede”, comenta Alexandre.
A estratégia tem dado certo: a Nissei chegou a mais de 420 unidades em 2024, distribuídas em 116 municípios. Somente no primeiro trimestre, foram inauguradas 28 lojas. A meta é seguir expandindo sua presença tanto no Paraná, estado no qual detém a liderança do setor farmacêutico, com uma participação de mercado de 18%, como em São Paulo, com 6% do market share, onde, no segundo semestre, o grupo vai inaugurar um centro de distribuição na região metropolitana da capital. Em Santa Catarina, a participação é de 4% no segmento.
Recentemente, a Nissei recebeu aporte de capital de R$ 180 milhões. O investimento será destinado, principalmente, ao resgate antecipado facultativo total das 2ª e 3ª debêntures. O montante, em conjunto com o realizado em dezembro de 2023, totaliza R$ 372 milhões.
Encerrando as comemorações, ocorreu a 2ª Nissei Run, a corrida de rua das Farmácias Nissei, realizada em Curitiba. O evento foi voltado para toda família com percursos de 5 e 10 km, para as categorias adulto, infantil, 60+ e ACD, totalizando mais de 2.700 atletas, o dobro da primeira edição.
Mais do que farmácia – A Nissei foi pioneira no modelo de drugstore no Paraná, inspirado nas tradicionais drogarias dos Estados Unidos. Mais do que ofertar uma linha completa de medicamentos, as lojas dispõem de um amplo portfólio de higiene, beleza, perfumaria e mercearia, com produtos como chocolates, pães, bebidas diversas e petiscos. São mais de 18 mil itens disponíveis nas unidades da rede.
A rede possui seis marcas próprias, que somam mais de 100 produtos. A Aishy é dedicada aos cuidados com a pele, com cremes hidratantes, sabonetes em barra e líquido e lenços demaquilantes. A Fresha, por sua vez, é voltada à higiene íntima, enquanto a Cuidmais oferece produtos para mães e bebês, como absorventes para seios, algodão, curativos, hastes flexíveis, lenços demaquilantes, lenços íntimos e toalhas umedecidas. Os snacks ficam por conta da Goood+, com biscoitos e salgadinhos no portfólio. Já a Uni Buni Tê tem acessórios de beleza, cutelaria e banho, e a VIDUP possui polivitamínicos e suplementos.
A Nissei também oferece serviço farmacêuticos por meio Farmaclin, onde farmacêuticos clínicos especializados realizam atendimento individualizado e oferecem orientações e acompanhamentos em diversas áreas, como calendário de vacinas, exames preventivos, acompanhamento e controle de doenças. Importante salientar que a Nissei foi a primeira rede de farmácias do Brasil a oferecer, em 2018, testes rápidos, oferta que vem aumentando desde então.
A rede ainda conta com serviços de compre e retire, e-commerce, manipulação de medicamentos e com o Club de Vantagens, no qual os clientes cadastrados têm acesso a descontos exclusivos.