Cerca de 2% da população com deficiência no Brasil são surdas, e apesar de eventuais limitações vem atuando de maneira cada vez mais efetiva na sociedade, graças a implementação de políticas públicas e a destruição do muro imposto pelo preconceito.
Neste contexto, o Primeiro Secretário do Legislativo Catanduvense, Onofre Baraldi, elaborou um Projeto de Lei que institui o “Dia Municipal do Surdo”, no Calendário Oficial de Catanduva.
“O Dia Nacional dos Surdos é comemorado anualmente em 26 de setembro. Esta data foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). E nada mais justo que instituir, essa importante data no calendário oficial do nosso município”, informou Onofre Baraldi.
Segundo o parlamentar, o objetivo é dar maior visibilidade para toda a comunidade surda, provocar reflexões e usar o dia para desenvolver ações de incentivo à inclusão.
Onofre Baraldi, ressalta ainda, sobre o Projeto para os Surdos de Catanduva e Região.
“Embora não é de conhecimento geral, em Catanduva, foi criado recentemente o Projeto para os Surdos de Catanduva e Região, formado por Profissionais Interpretes de Libras, Surdos, familiares e simpatizantes da causa. Nos últimos meses, os integrantes do Projeto, têm realizado diferentes ações educativas, culturais e sociais, com o objetivo de promover a inclusão social do Surdo. E o Projeto de Lei de minha autoria, vai ao encontro das necessidades desse grupo, que mesmo sem ter o “Dia Municipal do Surdo” instituído no calendário oficial do município, faz um importante trabalho.
O Projeto de Lei, deverá entrar em discussão e votação, durante esse mês de outubro.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva