NOTA DE ESCLARECIMENTO – Prefeitura de Catanduva

A Prefeitura de Catanduva vem a público esclarecer informações inverídicas apresentadas na tribuna da Câmara Municipal e reproduzidas em vídeo veiculado pelo vereador André Beck. Nas palavras do edil, a cidade teria acumulado desemprego nos últimos 12 meses – maio de 2017 a abril de 2018. Ou seja, as empresas locais teriam demitido mais pessoas do que contratado.

Fazendo alusão a reportagem do jornal “Diário da Região” de 19 de maio de 2018, ele afirma que “Catanduva (tem) menos 274 vagas no balanço dos últimos 12 meses anteriores a abril, período de 12 meses até abril. (…) Os piores desempenhos foram de Catanduva com menos 274, quer dizer, negativo, e Monte Aprazível com 82 negativos, então quer dizer, Monte Aprazível que foi o segundo pior, menos 82, Catanduva liderando o pior desempenho, negativo de 274 vagas”.

Dentre outras afirmações que pregam o caos, o vereador não estampa a verdade ao fazer seus apontamentos. Isso porque, de acordo com a fonte dos dados citada por ele, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Catanduva tem números positivos com relação à geração de emprego em várias análises. De janeiro de 2017 a abril de 2018, a cidade gerou 465 postos de trabalho. Se o recorte for maio de 2017 a abril de 2018, o saldo é de 38 vagas. Ainda, se contabilizado de janeiro a abril de 2018, saldo de 379 vagas.

Ou seja, por desconhecimento ou maldade, o vereador utiliza o resultado específico de abril de 2018, em que o saldo foi negativo em 274 vagas para tratar como “acumulado” e propagar que “a cidade está morrendo”, ignorando o fato que, um mês antes, em março, haviam sido criadas 468 novas vagas no mercado de trabalho local, conforme consulta feita no Caged em 01/06/18.

Mensalmente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert) acompanha os dados do Caged para verificar como se comporta a economia e busca nortear suas ações a partir deles. Decorrente desse trabalho sério e permanente, é inconcebível que um vereador, advogado, propague o caos apenas para levar adiante o lema de “quanto pior, melhor”.

Fonte: http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_perfil_municipio/index.php

Publicações relacionadas